João Pessoa
Feed de Notícias

Emepa realiza dia de campo sobre produção integrada de caju

terça-feira, 16 de abril de 2013 - 15:35 - Fotos:  João Francisco / Secom-PB

A Empresa Estadual de Pesquisa Agropecuária (Emepa) realiza, nesta quarta-feira (17), na cidade de Maturéia (Sertão paraibano), o Dia de Campo sobre a produção integrada do caju. O evento tem o objetivo de orientar os produtores da região sobre a forma de produzir o fruto, sem agressão ao meio ambiente, sem agrotóxico e com baixo custo.

A produção integrada é um sistema de produção de alta qualidade baseado na sustentabilidade, com base em práticas que contribuem para o desenvolvimento humano, levando em conta a segurança do trabalhador, a qualidade de vida dos produtores, a conservação do meio ambiente, a sanidade e o bem-estar dos animais.

De acordo com a pesquisadora Christiane Mendes Cassimiro, o sistema de produção integrada resulta em alimentos seguros para o consumo humano por conta do monitoramento que é feito em todas as etapas de produção, além da análise de resíduos de agrotóxicos. Ela informou que dentro da programação os participantes vão receber informações sobre os diferentes temas da integração de sistemas produtivos e também conhecer a técnica de aproveitamento da fibra do caju.

“Vamos trabalhar não só a questão do manejo da cultura onde entram o combate à pragas e doenças, espaçamento, poda, adubação como também o aproveitamento da fibra do caju na fabricação de alimentos”.

Christiane explicou que durante a safra os produtores perdem muitos frutos porque não sabem aproveitá-los. “Do caju pode-se fazer o doce e o suco, porém, a fibra desidratada pode ser utilizada em muitos pratos e até ser inserida na merenda escolar”, declarou.

A programação do Dia de Campo vai mostrar também as principais diferenças entre os sistemas de produção de frutas convencional, integrada e orgânica e ainda as vantagens para o produtor melhorar a eficiência do manejo dos recursos naturais, a diminuição dos custos de produção e maior ganho nos lucros.

A coordenação do evento espera receber produtores das cidades de Imaculada, Juru, Tavares, Princesa, Manaíra, São José de Princesa, Cacimbas, Desterro e de toda a região da Serra de Teixeira. Os agricultores devem procurar o Sítio São João, na propriedade de Zé Pequeno, local onde será realizado o dia de campo.