João Pessoa
Feed de Notícias

Emepa inicia distribuição de 30 mil mudas para pequenos produtores

terça-feira, 21 de janeiro de 2014 - 10:58 - Fotos:  Secom-PB

O Governo do Estado, por meio da Empresa Estadual de Pesquisa Agropecuária da Paraíba (Emepa), iniciou a distribuição de 30 mil mudas frutíferas. A ação é parte do projeto que prevê a distribuição de 200 mil mudas para os produtores da agricultura familiar do Estado, com o objetivo de formar pomares domésticos em assentamento rurais. O projeto, financiado pelo Fundo de Combate e Erradicação da Pobreza (Funcep), vai beneficiar mais de 5 mil famílias em 109 municípios da Paraíba.

A produção e distribuição de mudas têm como objetivo estimular a produção de espécies frutíferas no âmbito da agricultura familiar, que possibilitará a geração de renda aos pequenos agricultores. O projeto possibilitou a recuperação do viveiro e da sementeira da Estação Experimental José Irinel Cabral, em João Pessoa, que vai permitir a continuidade de produção de plantas frutíferas, além de proporcionar a distribuição de 200 mil mudas para as famílias de assentamentos rurais em toda a Paraíba.

De acordo com o engenheiro agrônomo Rodrigo Fagundes, responsável pelo projeto, a produção e a distribuição de mudas serão feitas conforme o período chuvoso de cada localidade, atendendo a demanda de cada região. A produção dessas plantas também dependerá da sazonalidade de cada espécie.

Inicialmente, foi realizado um levantamento entre os produtores das regiões com a proposta de desenvolver a fruticultura nos assentamentos rurais e para estimular a geração de renda através da produção e comercialização de frutas, bem como de polpas.

Segundo o presidente da Emepa, Manoel Duré, o período de seca atrapalha muito o trabalho do homem do campo e esse projeto visa a recuperação de áreas que foram afetadas pela estiagem e que são muito boas para o desenvolvimento da fruticultura de base familiar. Ele relata que essa iniciativa possibilitará uma boa oportunidade de renda para os agricultores das áreas de assentamento e para as comunidades rurais, além de ser uma oportunidade da empresa contribuir para a questão ambiental. “Estaremos produzindo e distribuindo mudas de caju, acerola, goiaba, mangaba, maracujá, mamão, graviola e cajá, todas procedentes de viveiros registrados no Ministério da Agricultura”, explica Manoel Duré.

Informações - Os produtores, associações e cooperativas que desejam receber informações sobre o projeto de distribuição de mudas frutíferas podem ir até sede da Emepa, localizada na Rodovia Ministro Abelardo Jurema, PB-008, Km 7, Jacarapé III, João Pessoa, e procurar a Coordenadoria de Produção Vegetal e de Arranjo Produtivo (Covap), de 8h às 14h, ou entrar em contato por e-mail, emepa@emepa.org.br, ou ainda pelo telefone 3198-0650.

A partir da recuperação dos viveiros, a Emepa oferta aos agricultores plantas frutíferas capaz de garantir bons níveis de produtividade, tanto nos pomares comerciais como nos pequenos pomares das comunidades rurais”, acrescenta Manoel Duré.