Fale Conosco

29 de janeiro de 2014

Emepa e Emater treinam agricultores sobre produção de ração animal



Técnicos da Emater Paraíba e agricultores familiares de 15 associações rurais de municípios de 12 regiões administrativas da Emater no Estado participam nesta quarta-feira (29), na Fazenda Experimental de Pendência, em Soledade, de treinamento sobre produção de blocos multinutricionais para alimentação dos rebanhos bovinos, ovinos e caprinos.

A ação, executada pela Empresa Estadual de Pesquisa Agropecuária do Estado do Paraíba (Emepa-PB), integra o Projeto Mitigação dos Riscos do Desenvolvimento Rural. O projeto foi custeado pela Financiadora de Estudos e Projetos (Finep), que disponibilizou recursos e aquisições de equipamentos com validação do Fundo de Combate e Erradicação da Pobreza do Estado da Paraíba (Funcep).

A iniciativa faz parte de parceria entre as duas empresas vinculadas à Secretaria do Desenvolvimento Agropecuário e da Pesca (Sedap), e tem por objetivo contribuir com desenvolvimento da atividade pecuária paraibana. Os técnicos da Emepa ensinam aos participantes como usar de maneira correta a tecnologia alternativa para suplementação de alimentação dos rebanhos, principalmente durante os períodos de seca como ocorre no momento.

Ao todo serão beneficiados 35 agricultores familiares, que receberão máquinas manuais, e as 15 associações também cadastradas pela Emater serão contempladas com máquinas elétricas. As associações beneficiárias integram os municípios de Itatuba, Coxixola, São José dos Cordeiros, Cabaceiras, Fagundes, Juazeirinho, Serraria, São José do Sabugi, São José de Piranhas, Bom Sucesso, Itaporanga, Pombal, Água Branca, São José de Espinharas e Campina Grande.

Caberá à Emater Paraíba continuar levando aos agricultores a assistência técnica e extensão rural. Segundo o diretor técnico da empresa, Erasmo Lucena, a parceria é importante para criar alternativa de convivência com a seca, favorecendo o homem do campo e, consequentemente, o desenvolvimento rural sustentável.

Erasmo enfatizou que a Emater Paraíba e a Emepa já executam ações de parceria em projetos de distribuição de caprinos e ovinos, distribuição de mudas, energia solar e com blocos multinutricionais, os dois últimos com participação e acompanhamento do engenheiro agrônomo da Emater José Marinho de Lima.