Fale Conosco

29 de janeiro de 2014

Emepa contempla produtores e associações rurais com mais 5 mil blocos multinutricionais



Técnicos da Empresa Estadual de Pesquisa Agropecuária da Paraíba (Emepa) realizaram nesta quarta-feira (29) um treinamento prático sobre a fabricação de blocos multinutricionais com agricultores familiares, associações rurais e técnicos da Emater, na Estação Experimental de Pendência, em Soledade. Na ocasião, foram entregue aos associados a segunda parte dos ingredientes para a fabricação de mais 5 mil blocos, que servirão para suplementação animal durante o período de estiagem.

Essa iniciativa complementa a ação que o Governo do Estado vem desenvolvendo para mitigar os efeitos da seca nos municípios paraibanos. O projeto, financiado pelo Fundo de Combate e Erradicação da Pobreza do Estado da Paraíba (Funcep), disponibilizou recursos para fabricação de 10 mil blocos multinutricionais e equipamentos para produção desses suplementos.

Técnicos da Empresa de Assistência Técnica e Extensão Rural da Paraíba (Emater), parceiros deste projeto, participaram da capacitação para dar assistência técnica e monitorar as associações e produtores beneficiados com essa tecnologia. A parceria entre as duas empresas tem como finalidade colaborar com o desenvolvimento da agricultura de base familiar na Paraíba.

A Emater tem um papel importante no acompanhamento dessas associações, já que a empresa estará acompanhando e instruindo os agricultores sobre a fabricação dos blocos, além de monitorar a forma correta de utilizar esse suplemento”, disse o diretor técnico da Emepa, Wandrick Hauss de Sousa.

Essa ação de distribuição de insumos para produção dos blocos e máquinas manuais e elétricas para fabricação dessa tecnologia beneficia 15 associações e 35 agricultores familiares da Paraíba.