Fale Conosco

22 de maio de 2015

Emepa constrói barragem subterrânea na Estação Experimental de Umbuzeiro



Garantia de água para o rebanho da Estação Experimental da Emepa, no município de Umbuzeiro. A primeira barragem subterrânea foi construida, nesta semana. No local, são realizadas pesquisas para a seleção da raça Gir para leite, considerado um dos melhores plantéis do país, com supervisão do diretor técnico Manuel Duré.

 

Com 34 metros de cumprimento, a barragem subterrânea segue todos os padrões, com a utilização de lona para conter a água no subsolo. A construção da obra, que  foi efetivada a partir de parceria com o Senar e a Prefeitura de Umbuzeiro, cria condições de armazenamento de água que poderá ser usada para o consumo animal e a irrigação na produção de forragem, mesmo durante o período de estiagem, permitindo atender às necessidades de manutenção do rebanho.

 

Segundo o chefe da Estação, Ricardo Leite,  a barragem subterrânea é uma das técnicas de captação e armazenamento de água mais baratas e eficientes dentro das práticas de convivência com o Semiárido que existe. Outras estações experimentais deverão ganhar barragem subterrânea.

 

A Emepa (Empresa Estadual de Pesquisa Agropecuária da Paraíba) integra a Gestão Unificada Emater/Emepa/Interpa, vinculada à Secretaria de Estado do Desenvolvimento da Agropecuária e da Pesca.