João Pessoa
Feed de Notícias

Emepa apresenta em feira de Monteiro tecnologias voltadas ao setor agropecuário

quarta-feira, 25 de maio de 2011 - 16:11 - Fotos: 

A Empresa Estadual de Pesquisa Agropecuária (Emepa) participa nesta quinta-feira (26) da 1ª Expofeira da Agricultura Familiar e 10ª Exposição de Animais do Semiárido Nordestino, na cidade de Monteiro, no Cariri.

A abertura dos eventos ocorrerá às 17h pela prefeita Edna Henrique, com a presença do secretário de Estado da Agropecuária e da Pesca, Marenilson Batista, e representantes dos órgãos parceiros.

O Encontro de Mulheres Trabalhadoras e o Congresso de Associações Comunitárias do Cariri Paraibano estão inseridos na programação do evento. A programação prevê torneio de pista, oficinas, palestras, feira de artesanato, laço do bode e dia de campo.

Segundo o presidente da Emepa, Manoel Duré, a participação da empresa na Exposição de Monteiro é uma oportunidade para levar aos produtores da região do Cariri as tecnologias geradas em rações à base de plantas nativas, forragens, fenos, além de publicações técnicas, equipamentos e produtos fabricados com leite de cabra.

“Estamos atendendo recomendações do Governo do Estado para interagir com os pequenos produtores, repassando inovações e conhecimentos para os agricultores familiares da região do semi-árido nordestino” declarou Duré.

Caprinos das raças Boer, Savana, Dorper e Alpina Leiteira serão grandes atrações da feira. São animais oriundos das Estações Experimentais da Emepa e fazem parte do rebanho de elite da empresa.

Wandrick Hauss, diretor Técnico da Emepa, explica que um grupo de técnicos e pesquisadores da área de caprinos estará na feira à disposição dos pequenos criadores para tirar dúvidas sobre manejo e alimentação animal.

Já o dia de campo, que acontecerá no sábado (28), terá como tema a praga da cochonilha do carmim, com palestra ministrada pelo pesquisador Edson Batista Lopes. A importância da conservação de forragens e a utilização dos blocos multinutricionais desenvolvidos pela Emepa para caprinos e ovinos também serão apresentados aos produtores.