João Pessoa
Feed de Notícias

Embrapa fará pesquisa usando abacaxi produzido na Paraíba

quarta-feira, 3 de outubro de 2012 - 11:01 - Fotos:  Secom-PB

Uma equipe de pesquisadores da Embrapa Mandioca e Fruticultura Tropical, de Cruz das Almas, na Bahia, visitará a Paraíba durante três dias, a partir da segunda-feira (8) para coletar amostras de mudas de abacaxi BBS Vitória, que a Emater Paraíba assessora em áreas de plantio em comunidades rurais no Litoral.

Os pesquisadores Tullio Raphael Pádua, Juracy Mattos e Aristóteles Matos vão percorrer os municípios de Araçagi, Santa Rita e Itapororoca, que têm as maiores plantações de abacaxi. Ao final da visita, coletarão talo do abacaxi Vitória para aprofundar as pesquisas sobre esta variedade resistente à fusariose que está sendo cultivada em Itapororoca desde 2010.

O assessor estadual do abacaxi na Emater, engenheiro agrônomo Leôncio Vilar, informou que o pesquisador Tulio Raphael é o mais novo integrante da equipe técnica de pesquisadores do abacaxi da Embrapa, e que ainda não conhece a variedade BBS Vitória. Será uma oportunidade também para ele manter contatos com agricultores da abacaxicultura paraibana.

Leôncio Vilar informou que a variedade BBS Vitoria é uma criação da Embrapa Mandioca e Fruticultura, cujas mudas foram multiplicadas na fazenda do produtor Cleanto Castro, em Itapororoca, com acompanhamento da Emater. Em 2010, a Emater Paraíba recebeu 68 mil mudas da variedade Vitória, que foram plantadas para multiplicação da espécie.

Além de mais produtivo, o abacaxi Vitória tem fruto de melhor qualidade e maior aceitação no mercado. Seu porte se assemelha às variedades ‘Pérola’ e ‘Smooth Cayenne’, mais consumidas, além de não possuir espinhos nas folhas, facilitando os tratos culturais.

As mudas do Vitória foram produzidas em laboratório, originada de três híbridos elaborados pela Embrapa Mandioca e Fruticultura Tropical em Cruz das Almas (BA). Depois de introduzidas nas Fazendas Experimentais do Instituto Capixaba de Pesquisa, Assistência Técnica e Extensão Rural (Incaper), chegaram à Paraíba.

As mudas de abacaxi Vitória reproduzidas na Paraíba foram distribuídas com agricultores familiares do Assentamento Água Branca, em São Miguel de Itaipu, no Baixo Paraíba, como unidade de multiplicação de mudas. Trata-se de parceria entre a Emater Paraíba e a empresa Consplan, que atende as famílias.