João Pessoa
Feed de Notícias

Embaixadora dos EUA confirma presença na abertura do Fórum de Governança da Internet

quinta-feira, 15 de outubro de 2015 - 17:49 - Fotos: 

A embaixadora dos Estados Unidos no Brasil, Liliana Ayalde, vai participar da abertura do Fórum de Governança da Internet, que acontecerá de 9 a 13 de novembro, no Centro de Convenções de João Pessoa. A presença dela foi confirmada pelas representantes da Embaixada dos Estados Unidos no Brasil, Richa Bhala (diplomata Seção Política) e Kirsten Wiard-Bauer (diplomata Seção Econômica), durante encontro com o secretário de Representação Institucional do Governo da Paraíba, Lindolfo Pires, no Escritório de Representação da Paraíba, em Brasília. Na ocasião, as diplomatas também falaram do interesse da embaixadora em conversar pessoalmente com o governador Ricardo Coutinho.

Logo após o encontro, que também contou com a presença da secretária executiva de Representação Institucional, Nilda Gondim, o secretário Lindolfo Pires observou que a realização de um evento de porte internacional como o Fórum de Governança da Internet na Paraíba só está sendo possível graças a essa nova fase que Estado vive. “Hoje com o Centro de Convenções do porte que nós temos é que possibilita que eventos mundiais como esse possam se realizar em nosso Estado. Esse Fórum de Governança da Internet só é possível ser realizado na Paraíba em virtude das ações que o governo vem implantando, não só no Estado da Paraíba, mas aqui também através do escritório de Brasília procurando ser o legítimo representante do estado junto as representações institucionais aqui”, comentou.

Lindolfo Pires lembrou que, antigamente, era a Paraíba que ia até a Embaixada americana. ‘Hoje a embaixada americana vem no escritório da Paraíba para dizer que tem interesse que sua própria embaixadora visite o nosso Estado, como já ficou acertado da ida dela também para participar da abertura do fórum, e que ela faz questão de ter um encontro pessoal com o governador Ricardo Coutinho para também parabenizá-lo pela excelente administração com a qual vem conduzindo o estado. Como paraibano nós ficamos satisfeitos em verificar que o nome da Paraíba hoje ultrapassa as fronteiras do nosso país”, ressaltou.

A secretaria executiva de Ciência e Tecnologia, Francilene Procópio, também participou do encontro e destacou que a presença do Escritório de Representação da Paraíba em Brasília facilita a articulação dos setores estratégicos. “Como está se avizinhando ao início do IGF – Fórum de Governança da Internet, que será realizado de 9 a 13 de novembro, é natural que autoridades estrangeiras, como é o caso da embaixada americana, sediada em Brasília, faça contato com o escritório para que a gente possa antecipar articulações que devem ser realizadas localmente”, disse.

Ela adiantou que as diplomatas americanas anteciparam um pedido de articulação da embaixadora americana, para que possa ampliar a oportunidade de desenvolver ações em cooperação com a Paraíba. “É importante dizer que o IGF trará a participação de autoridades governamentais, autoridades privadas, senhores de empresas que poderão vir a ser potenciais investidores e ações que o nosso Estado já desenvolve e que pode vir a fortalecer uma presença institucional e privada durante a semana do IGF. Então é mais um contato que a gente favoreça as articulações locais com a criação das fronteiras olhando para o desenvolvimento econômico mais inovador, mas sustentável para o nosso Estado”, ressaltou.

IGF - O Fórum de Governança da Internet é um fórum multissetorial, democrático e transparente, que viabiliza debates sobre questões de políticas públicas relativas a elementos importantes da governança da Internet. O IGF fornece uma plataforma facilitadora para discussões entre todos os setores do ecossistema de governança da Internet, incluindo as entidades credenciadas pela Cúpula Mundial sobre a Sociedade da Informação (CMSI), bem como outras instituições e indivíduos com especialidade comprovada e experiência em assuntos relacionados à governança da Internet.

O Fórum Mundial vai discutir a segurança na internet. Serão mais de 100 workshops temáticos. A expectativa é de um público de mais de 1,8 mil participantes, entre autoridades e representantes de países e estados, além de pesquisadores e interessados no tema, que virão de várias partes do mundo. O secretário geral da ONU, Ban Ki-Moon, também confirmou presença no evento.A escolha da Paraíba –O Fórum foi criado pela Organização das Nações Unidas no ano de 2006, pelo então secretário-geral, Kofi Annan, e vem sendo realizado anualmente em vários países. Essa é a segunda vez que o evento acontece no Brasil. A primeira foi em 2007, no Rio de Janeiro.

Segundo o secretário executivo do Comitê Gestor da Internet no Brasil, Hartmut Glaser, João Pessoa foi escolhida pela necessidade do evento ser fora do eixo Rio-São Paulo-Brasília e pelo fato da Paraíba ter um Centro de Convenções de alto nível, onde já foram realizados grandes eventos, como Canadá 3.0 e a RoboCup.