João Pessoa
Feed de Notícias

Embaixador destaca potencialidades da Paraíba

sexta-feira, 5 de novembro de 2010 - 18:18 - Fotos: 
O embaixador da China no Brasil, Qiu Xiaoqi, visitou na tarde desta sexta-feira (5) o Palácio da Redenção, em João Pessoa. Ele foi recebido pelo secretário executivo de Estado de Desenvolvimento Humano e Social (SEDHS), Nilson Nunes da Silva. O objetivo do encontro foi fortalecer os laços comerciais entre China e Paraíba.

Dominando fluentemente o idioma português, o embaixador destacou que a Paraíba tem excelente potencial econômico. Por isso, despertou o interesse da China em aumentar as relações comerciais com o Estado. Ele ainda garantiu que irá incentivar a importação dos produtos paraibanos para a China.

“A economia chinesa é a segunda maior do mundo. Somos os maiores importadores, temos a maior quantidade de divisas, somos e conseguimos esse sucesso com ajuda de parcerias importantes, como a que firmamos com o Brasil. Nosso objetivo é fazer o mesmo com a Paraíba. Vamos trabalhar e promover oportunidades”, declarou.

Durante a visita, o secretário da SEDHS informou alguns indicadores econômicos ao embaixador. Segundo Nilson, a prestação de serviços é a maior fonte de renda do Estado, responsável por quase 54% do Produto Interno Bruto (PIB). Em segundo lugar, vem o setor industriário e, em terceiro, está a agricultura.  

O chefe de gabinete da SEDHS, Armando Ataíde Ribeiro, que também participou do encontro, ao lado da gerente assistencial da SEDHS, Josefa de Oliveira, ressaltou que o atual desafio do Estado é superar a seca. Ele explicou que o problema é causado pela posição geográfica da Paraíba.

“Pelo menos três quartos do nosso território fica no semi-árido. Para resolver esse problema, o governo federal está realizando a transposição das águas do Rio São Francisco. Esse projeto dará um salto de qualidade e segurança hídrica ao nosso Estado”, observou.

O secretário Nilson Nunes também salientou que a Paraíba mantém relações comercias com a China de longa data. Os produtos chineses estão presentes em todos os setores do comércio e indústrias. No entanto, ele lamentou que a exportação das mercadorias paraibanas precisa melhorar. “A Paraíba tem uma exportação internacional deficitária. Ela exporta, principalmente, frutas, calçados e vestuários. Mas ainda temos que melhorar esse mercado externo”, ressaltou.

Para ele, a presença do embaixador chinês no Estado mostra que há “um  interesse real e concreto de estreitar os relacionamentos e criar políticas que irão beneficiar as duas economias”.  

O embaixador veio a João Pessoa, acompanhado da esposa, Liu Min, e de assessores. Ele permanece na Capital Paraibana até este sábado (6), quando embarcará para Brasília. Qiu Xioqi é embaixador da China no Brasil há um ano e seis meses. Mas antes de ocupar esse cargo, ele foi embaixador da Espanha e realizou trabalhos em Cuba, Bolívia e Chile.

Devido a esse currículo, ele se tornou conhecedor das dificuldades da América Latina. Desde o começo deste mês, ele vem visitando alguns Estados brasileiros para se encontrar com governantes e firmar compromisso de melhorar a relação comercial com a China. Além da Paraíba, a comitiva do embaixador já esteve no Rio Grande do Norte.  

Nathielle Ferreira, com fotos de Ernane Gomes, da Secom