Fale Conosco

19 de março de 2012

Emater/PB e Agevisa realizam evento para conscientizar agricultor sobre produção orgânica



Em uma ação do Governo do Estado, realizada em parceria entre a Emater Paraíba e a Agência Estadual de Vigilância Sanitária (Agevisa), extensionistas rurais e agricultores familiares de 10 municípios estão participando de treinamentos sobre a importância de evitar o uso de defensivos químicos na produção agrícola em suas propriedades.

O primeiro encontro aconteceu em Itabaiana, quando extensionistas e agricultores familiares que trabalham com produtos agroecológicos participaram das palestras sobre a necessidade de nunca se usar produtos químicos no cultivo de lavoura.

A Emater, empresa vinculada à Secretaria do Desenvolvimento Agropecuário e da Pesca (Sedap), e a Agevisa, ligada à Secretaria de Saúde (SES), programaram oficinas para outros municípios como Conde, Cruz do Espírito Santo, Campina Grande, Lagoa Seca, Lagoa de Dentro, Marizopolis, São Gonçalo, Guarabira e Itapororoca.

Durante as palestras, a nutricionista Raquel Patrícia Ataíde, gerente de Alimentos e Água para o Consumo Humano e Toxologia da Agevisa, ressaltou a importância de levar o conhecimento aos agricultores para que trabalhem com produto de boa qualidade. “Esta é a única maneira para se inserir no mercado, principalmente ser um fornecedor do Programa Nacional de Alimentação Escolar (Pnae) e Programa de Aquisição de Alimentos (PAA)”, orienta.

Segundo o coordenador regional da Emater Itabaiana, Paulo Emilio, essas oficinas colaboram na conscientização dos agricultores para utilização de novas práticas agrícolas. “Desta forma, os agricultores podem se posicionar para uma transição agrocoecologica”, concluiu.

No final deste circuito de oficinas, serão apresentados os dados coletados para as entidades evolvidas com a agricultura familiar no Estado para que, juntas, elaborem propostas e medidas alternativas, em uma perspectiva de transição agroecológica dos nossos agricultores familiares.