João Pessoa
Feed de Notícias

Emater vence Chamada Pública e beneficia 640 famílias do Cariri

terça-feira, 27 de novembro de 2012 - 10:54 - Fotos:  Secom-PB

A Emater Paraíba venceu mais uma Chamada Pública do Ministério do Desenvolvimento Agrário (MDA), desta vez, com foco no Desenvolvimento de Sistemas Sustentáveis, que vai beneficiar 640 famílias agricultoras do Território da Cidadania do Cariri Ocidental. O resultado foi publicado no portal do MDA.

A Chamada Pública, segundo o extensionista Itaragil Marinho, um dos responsáveis pela elaboração da proposta, abrange atividades coletivas e individuais de mobilização, diagnóstico, planejamento, avaliação, capacitação, intercâmbio e execução de ações, visando a elaboração de planos produtivos, econômicos e ambientais nas Unidades de Produção Familiar (UPF) para a promoção da agricultura sustentável.

Os municípios contemplados são Camalaú, Monteiro, São João do Tigre, São José dos Cordeiros, São Sebastião do Umbuzeiro, Sumé e Zabalê, todos pertencentes à região administrativa de Serra Branca, no Cariri paraibano.

Para o coordenador de Planejamento da Emater (Cplan), Alexandre Alfredo, a conquista de mais uma Chamada Pública MDA/SAF pela Emater Paraíba representa a execução de mais ações na empresa. “Acredito que, com todos os resultados de chamadas conquistados e com o apoio financeiro que estas estão trazendo, a extensão rural paraibana vai dar um salto de qualidade e fortalecer cada vez mais a agricultura familiar no Estado”, disse.

Do final de 2010 até o momento, a Emater já venceu oito Chamadas Públicas e todas estão sendo executadas dentro dos princípios da agroecologia, atividades nas áreas de fruticultura, olericultura, culturas de segurança alimentar, artesanato, avicultura alternativa, produção de leite (caprino e bovino), criação animal, produção e armazenamento de forragem e agroindústria. Ao todo, estão sendo beneficiadas 12.020 famílias agricultoras de 128 municípios integrantes dos Territórios da Cidadania do Cariri Ocidental, da Borborema, da Zona da Mata Sul, da Zona da Mata Norte e do Médio Sertão.

Territórios – O Programa Territórios da Cidadania foi criado pelo Governo Federal, em 2008, com o propósito de promover o desenvolvimento econômico e universalizar programas básicos da cidadania por meio de uma estratégia de desenvolvimento territorial sustentável. A estratégia é aplicada de acordo com a identidade e a integração dos municípios envolvidos.