João Pessoa
Feed de Notícias

Emater usa tecnologia social para economizar energia na agricultura familiar

sexta-feira, 13 de março de 2015 - 17:32 - Fotos: 

Na busca de alternativas para solucionar problemas advindos da crise energética pela qual passa o País, a Empresa de Assistência Técnica e Extensão Rural da Paraíba (Emater-PB), integrante da Gestão Unificada ( GU) Emater/Emepa/Interpa, vinculada à Secretaria da Agricultura e da Pesca (Sedap), iniciou uso de tecnologia social para a economia de energia na agricultura familiar a partir da instalação de bomba carneiro hidráulico artesanal.

A iniciativa, uma tecnologia social alternativa de bombeamento de água para o abastecimento residencial, de irrigação de hortas, capineiras, fruteiras e também para o atendimento às necessidades de criações de animais e aquicultura, beneficiará o agricultor José Carlos Rodriguez, do assentamento Gurugi II, no município do Conde, Litoral Sul do Estado.

A família de seu José Carlos Rodrigues está comemorando a ação da Emater e espera que o benefício atenda a demanda da sua unidade produtiva, já que o desejo dela é tornar a produção cada vez mais sustentável e o combustível utilizado na bomba diesel onerava a produção e gerava poluição.

Dentre outras culturas produzidas, destacam-se fruteiras, tubérculos e hortaliças diversas como mamão, banana, jaca, inhame, macaxeira, alface, coentro, pimentão, cebolinha e tomate que fornece para as feiras livres e programas institucionais, como Programa de Aquisição de Alimentos ( PAA) e Programa Nacional de Alimentação e Escolar ( Pnae).O técnico responsável pela adaptação e instalação da tecnologia é o engenheiro agrônomo João Gonçalves Filho, da Emater de Pilar, pertencente à região administrativa de Itabaiana e é membro do Grupo de Estudos Ambientais e Prospecção da empresa (Geap). Segundo ele, o carneiro hidráulico é uma tecnologia viável para a pequena propriedade rural, já que potencializa os benefícios propiciados pelos recursos da natureza, como córrego e desnível geométrico do terreno. “É um dos dispositivos mais práticos e baratos usados para bombear água e é de simples manejo e pouca manutenção”, assegura o técnico.

De acordo com os extensionsitas Jamaci Ferreira, Sandra Vidal e Alexandre Alfredo, o próximo passo é fazer o planejamento para melhor uso do equipamento, adequando-o às necessidades atuais do imóvel rural, bem como ampliar as parcerias com outros órgãos ligados ao desenvolvimento rural, no sentido de socializar a tecnologia social de baixo impacto ambiental, que é a bomba de carneiro hidráulico

Carneiro hidráulico – É uma máquina simples que possui características geratriz e operadora e não necessita de energia elétrica ou de combustível fóssil. Ela usa a força do desnível da água de um córrego para gerar energia para bombear a água. Existem muitos modelos no mercado e com preços variados, mas ele pode ser confeccionado de forma caseira através de materiais alternativos, como conexões hidráulicas de ferro galvanizado, PVC, parafusos, porcas e molas.

No entanto, apesar de ser uma tecnologia simples, é necessária a assistência de um técnico com noções em hidráulica para avaliar se a propriedade possui os parâmetros mínimos, além do dimensionamento correto do equipamento para instalação. São exigidos parâmetros mínimos a serem avaliados, como a necessidade da existência de queda d’água (0,45 a 12m), sendo a altura ideal de 1,5m a 9m, e água da fonte limpa.