Fale Conosco

15 de junho de 2011

Emater treina agricultor familiar para processar polpa de frutas



Agricultores familiares do município de Poços Dantas, no Sertão paraibano, participaram de um curso sobre processamento de frutas para a produção de polpas, promovido pela Emater, Senar e prefeitura municipal.

Participaram do curso 17 agricultores familiares, que passam a ter, agora, mais uma oportunidade de renda com a produção de polpas de maracujá, mamão, goiaba, abacaxi e frutas regionais, cultivadas em sistema agroecológico, todos integrantes da agricultura familiar.

Segundo o chefe do escritório local da Emater, Fábio Sousa, o objetivo do curso é, sobretudo, qualificar e profissionalizar os agricultores rurais que já participam da Feira do Agricultor para que possam se inserir no Programa Nacional de Alimentação Escolar.

O curso ensinou aos agricultores técnicas de processamento de frutas e controle de qualidade. Naquela região é grande a potencialidade da fruticultura. Uma unidade de beneficiamento da castanha e do caju foi instalada no distrito de São João Bosco, em Poço Dantas, que vai absorver toda a produção local, e que, depois de beneficiada será comercializada na região.