Fale Conosco

12 de novembro de 2012

Emater supervisiona produção de orgânicos no Curimataú paraibano



emater agricultura de hotalicas curimatau foto antonio davidA aplicação correta do crédito do Programa Nacional de Agricultura Familiar (Pronaf) por agricultores familiares tem apresentado resultados positivos com assistência técnica da Emater Paraíba. Um exemplo de sucesso é o agricultor Antônio Ambrósio Dantas, do Sítio Estrondo, em Nova Floresta, no Curimataú paraibano, que de forma ordenada produz 27 variedades de hortaliças orgânicas utilizando irrigação por microaspersão, garantindo excelentes produtos.

O agricultor iniciou o projeto há quatro anos, em uma área de 20 metros quadrados, produzindo alface e coentro. Ele adquiriu um hectare de terra e obteve outros financiamentos do Pronaf, ampliando a produção que hoje é comercializada nas feiras das cidades de Nova Floresta, Cuité e Picuí, na Paraíba, e nos municípios de Jaçanã e Santa Cruz, no Rio Grande do Norte. Também montou um posto de comercialização ao lado de sua residência onde atende aos consumidores.

emater agricultura de hotalicas curimatau foto antonio david (1)Para não faltar produção no período de estiagem, o produtor utiliza água de um poço amazonas. Atualmente, outro poço está em fase de construção para armazenar a água que será utilizada na irrigação econômica. Tudo é feito seguindo a orientação técnica da Emater de convivência com a estiagem.

Ele denominou seu projeto de “Canteiro Cheiro Verde”, marca que já se tornou bastante conhecida na região. “Sem as orientações dos extensionistas da Emater, a gente não teria alcançado todo esse progresso”, afirmou. Dos oito filhos, quatro já concluíram curso superior e técnico agrícola, graças à produção de hortaliças.

Devido ao período de estiagem e para economizar água na irrigação, a produção de verduras está em torno de 600 quilos mensais. Todo o trabalho é acompanhado, desde os primeiros momentos, pelos extensionistas Audivan Azevedo da Silva e Rui Medeiros, da Emater em Nova Floresta, região administrativa de Picuí.