João Pessoa
Feed de Notícias

Emater reúne técnicos do BNB para discutir crédito e parceria

terça-feira, 30 de julho de 2013 - 18:07 - Fotos: 

A parceria entre a Emater Paraíba e o Banco do Nordeste tem possibilitado o fortalecimento da agricultura familiar do Estado. A observação é do gerente executivo do BNB, Silvio Marcos Carvalho, que afirmou na manhã desta terça-feira (30), durante reunião com presidente da empresa, Geovanni Medeiros, que o banco superou a meta programada para o primeiro semestre deste ano, com a aplicação de recursos na economia paraibana da ordem de R$ 72,5 milhões em mais de 20.600 operações de créditos, graças ao apoio da Emater.

De acordo com o gerente do BNB, as metas financeiras para o primeiro semestre deste ano foram superadas no segmento agricultura familiar, na emissão de Declaração de Aptidão do Produtor (DAP), na prospecção de negócios, elaboração de projetos e assistência técnica, além da indicação de clientes para o segmento de micro finanças rurais.

Ele explicou que o Banco oferta o crédito e a Emater garante a assistência técnica, o que amplia significativamente oportunidade de negócios para os agricultores de forma sustentável, com a possibilidade de aumento de renda e, consequentemente, a melhoria da qualidade de vida das famílias rurais paraibanas.

O gerente informou que no ano passado foram contratados R$ 111 milhões em 34.300 operações, beneficiando igual número de famílias agricultoras “O desempenho do primeiro semestre de 2013 foi recorde, com a realização de 65% de todo o valor total do ano passado”, afirmou.

Para o gerente estadual do Agroamigo, Everaldo Magalhães, “o apoio da Emater é imprescindível para que o crédito da agricultura familiar chegue aos seus beneficiários e os objetivos alcançados”.

A reunião aconteceu na sede da Emater, localizada na Estrada de Cabedelo, e contou com a participação do chefe do Núcleo de Crédito da Emater (Nucre), Vlaminck Saraiva. Durante o encontro foi discutido também, o direcionamento das ações para o segundo semestre deste ano em face do lançamento do Plano Safra 2013/2014, nesta quinta-feira (1°), com a presença do ministro Pepe Vargas, do Desenvolvimento Agrário.