Fale Conosco

10 de janeiro de 2017

Emater reúne prefeitos do Brejo e discute parcerias e incentivos para agricultura familiar da região



Os 19 prefeitos da região do Brejo e do Agreste paraibanos que integram a área de abrangência administrativa regional da Emater de Guarabira, se reuniram com a diretoria da Gestão Unificada e órgãos parceiros para discutirem os resultados das políticas públicas do Programa Nacional de Alimentação Escolar (Pnae) e do Programa de Aquisição de Alimentos (PAA), do Garantia Safra, do Crédito Fundiário, entre outras ações executadas pela empresa de extensão rural.

Em Guarabira, o encontro aconteceu no auditório da Universidade Estadual da Paraíba, campus III, das 8h às 12h, com a participação também de secretários de educação e da agricultura dos municípios. Contando com a participação do diretor técnico da Emater Vlaminck Paiva Saraiva, na ocasião foram apresentados projetos e a linha de crédito do Pronaf, propostas de capacitação de agricultores, entre outros programas e serviços executados durante o ano de 2016.

Este é o terceiro encontro promovido pela Gestão Unificada, por meio da diretoria técnica da Emater e os regionais envolvidos. Foram realizados na região de Itaporanga e Sousa e, na semana passada, em Guarabira.

São reuniões em que se avaliam as parcerias existentes com as prefeituras municipais em beneficiam a agricultura familiar. O coordenador da Emater em Guarabira, José Pereira, informou que além das prefeituras municipais, são parceiros neste trabalho de assistência técnica rural os Sindicatos dos Trabalhadores Rurais, a UEPB local, além do Conselho Municipal de Desenvolvimento Rural Sustentável.

O presidente da gestão Unificada, Nivaldo Magalhães incentiva eventos semelhantes nas 15 regiões administrativas da Emater no Estado. O objetivo é discutir e estimular o fortalecimento das atividades produtivas e geradoras de postos de trabalho e renda, com foco principal na agricultura familiar dos 223 municípios paraibanos.