João Pessoa
Feed de Notícias

Emater reúne agricultores familiares de algodão orgânico em dia de campo

sexta-feira, 11 de novembro de 2011 - 19:40 - Fotos:  Antonio David/Secom-PB

O Governo do Estado, por meio da Secretaria do Desenvolvimento Agropecuário e da Pesca (Sedap) e da Emater Paraíba – em parceria com a Embrapa Algodão –, promoveu nesta sexta-feira (11) um dia de campo com o tema “Algodão Orgânico na Agricultura Familiar”, no Assentamento Margarida Maria Alves, em Juarez Távora, região do Agreste paraibano. Foi um momento em que agricultores familiares trocaram experiência e refletiram sobre a possibilidade de consolidar a atividade, que mudou a qualidade de vida de muitos na região.

Durante o evento, técnicos da Embrapa e da Emater Paraíba proferiram palestra para os agricultores sobre o sistema de cultivo, manejo ecológico de insetos, beneficiamento e comercialização. Também foram parceiros no evento a Associação dos Produtores do Assentamento Margarida Maria Alves, a ONG Arribaçã e a Cooperativa de Produção Têxtil e Afins do Algodão (Coopnatural).

O trabalho coletivo desenvolvido pelos agricultores no assentamento é considerado modelo em todo o Nordeste e se destaca pela maneira como são colocadas em prática as orientações da extensão rural. O presidente da associação de produtores, Luiz Rodrigues da Silva, disse que a forma coletiva do cultivo do algodão tem permitido melhorar a renda das famílias. “A área plantada com algodão branco trabalhada pela Emater é de 100 hectares. A produção é estimada em 60 toneladas, beneficiando 37 famílias no sistema coletivo, que já têm a comercialização garantida pela Coopnatural, a preço médio de R$ 5,00 o quilo”, disse.

A Emater mobilizou 198 agricultores familiares, sendo que, destes, 75 trabalham com o algodão agroecológico numa área de 107 hectares, em 16 municípios, com expectativa de produzir 64 toneladas de algodão em rama e pluma.

O evento contou com a participação do secretário executivo da Agricultura Familiar, Alexandre Araújo; do diretor técnico da Emater, Erasmo Lucena; do assessor José Joacil dos Santos; do chefe-geral da estação da Embrapa Algodão em Campina Grande, Napoleão Esbernard Macêdo Beltrão; e de pesquisadores. As ações da Emater com a cultura integram o planejamento da Rede Paraíba de Algodão Agroecológico.