Fale Conosco

22 de julho de 2013

Emater realiza Seminário Estadual de Planejamento Estratégico



A Empresa de Assistência Técnica e Extensão Rural da Paraíba (Emater-PB) promove, entre os dias 22 e 26 de julho, o Seminário Estadual de Planejamento Estratégico para apresentar às autoridades governamentais, à sociedade civil e aos órgãos públicos e parceiros, o Plano de Ação e estratégias organizacionais a serem adotados no período de 2013 a 2015. O evento acontece no hotel Caiçara, em João Pessoa, com a participação de mais de 250 profissionais de ATER pública, representando todas as regiões administrativas do Estado.

Conforme o planejamento, o propósito da Extensão Rural da Paraíba é unir esforços para impulsionar a participação da agricultura familiar na formação do Produto Interno Bruto (PIB) estadual e consolidar o desenvolvimento rural sustentável e o processo de inclusão social, e consequentemente, a melhoria da qualidade de vida da população paraibana.

Com foco no fortalecimento da agricultura familiar, baseado nos princípios da agroecologia e inserção no mercado, o Plano de Ação da Emater vai continuar buscando o desenvolvimento rural sustentável e o fortalecimento social, político e econômico das centenas de famílias agricultoras com uma assistência técnica educativa e participativa.

Segundo o presidente da Emater, Geovanni Medeiros, a empresa tem se destacado no cenário estadual devido à relevância em dois aspectos: promoção do acesso de agricultores familiares e produtores rurais a programas e políticas públicas e processo de educação não formal no que se refere a aspectos produtivos e organização social. Afora outras ações, os programas que mais se destacaram nos últimos anos com participação efetiva da Emater foram o Pronaf, o Garantia Safra, o PAA, o PNAE, Leite da Paraíba, Cooperar, Empreender Paraíba, Tarifa Verde e Paraíba Terra Forte.

Programação – Com abertura oficial prevista para as 8h da terça-feira (23), consta da programação do seminário palestras, apresentações de painéis, exposição de experiências de sucesso de agricultores do Território do Cariri Ocidental e do território da Borborema. A segunda-feira (22) é destinada ao credenciamento dos participantes, acolhimento e apresentação da programação do evento sob o tema “Emater Paraíba” planejando o futuro, para os servidores da empresa.

Consta ainda da programação, lançamento do livro “Descascando o Abacaxi em Números”, de autoria do engenheiro agrônomo da Emater, Leôncio da Costa Villar e apresentação do livro Manejo de Plantas Xerófilas no Semiárido, com participação do engenheiro Florestal da Emater, Itaragil Venâncio Marinho.

O encerramento do Seminário Estadual de Planejamento Estratégico está previsto para as 11h30, da sexta-feira (26), com participação do secretário de Estado do Desenvolvimento Agropecuário e da Pesca, Marenilson Batista e da diretoria colegiada da Emater, representada pelos diretores presidente, técnico e administrativo, respectivamente, Geovanni Medeiros, Erasmo Lucena e Francionildo de Araújo (Peninha). Antes, vão ocorrer lançamento do vídeo institucional da Emater Paraíba e entrega do livro e certificado do curso Especialização em Manejo Ecológico Integrado e Bacias Hidrográficas do Semiárido Brasileiro- UFCG/CNPq- vol. II.