João Pessoa
Feed de Notícias

Emater realiza reunião sobre as ações do Programa de Alimentação Escolar

sexta-feira, 14 de maio de 2010 - 14:48 - Fotos: 
O cardápio das escolas públicas municipais, estaduais e federais da Paraíba contará a partir deste ano com produtos fornecidos pela agricultura familiar. As ações do Programa Nacional de Alimentação Escolar (PNAE) estão sendo articuladas pela Empresa de Assistência Técnica e Extensão Rural da Paraíba (Emater-PB) que irá reunir nesta segunda-feira (17), no Cine Banguê do Espaço Cultural, a partir das 8h, mais de 200 pessoas entre secretários de educação e agricultura, nutricionistas, técnicos da empresa, presidentes dos conselhos da alimentação escolar, representantes das câmaras municipais dos municípios e agricultores familiares dos municípios de João Pessoa e Cabedelo, com objetivo de apresentar a metodologia do PNAE, o passo a passo para compra e venda da produção da Agricultura Familiar para alimentação escolar.

Com a aprovação da Lei 11.947/2009, no mínimo 30% dos recursos repassados pelo Fundo Nacional de Desenvolvimento da Educação (FNDE) para a alimentação escolar, deverá ser utilizado na compra de produtos da agricultura familiar e do empreendedor familiar rural, priorizando os assentamentos de reforma agrária, as comunidades tradicionais indígenas e quilombolas.

De acordo com as assessoras estaduais do Núcleo de Extensão Social (Nueso) da Emater-PB e articuladoras da Rede de Apoio à Comercialização da agricultura familiar (Reacaf-PB), Ivanalda Dantas e Mércia Lucas, os municípios de João Pessoa e Cabedelo recebem o maior número de recursos do FNDE no Estado, porém possuem área rural reduzida. O desafio das entidades comprometidas, a exemplo da Emater-PB, é contribuir na articulação dos atores envolvidos no programa a fim de organizar a produção agropecuária junto aos municípios, comunidades rurais e famílias do campo e fortalecer o associativismo.  

As assessoras informam ainda que para atender a demanda de alimentos necessários para as escolas da rede pública de João Pessoa e Cabedelo é preciso mobilizar também outros municípios circunvizinhos da grande João Pessoa. “Com a inclusão de outros municípios estaremos fortalecendo não somente o local, mas também o regional”, destacam.

O evento é uma realização da coordenadoria da Emater-PB em João Pessoa, coordenada pelo engenheiro agrônomo Guilherme Nascimento Soares, dos escritórios locais da Emater-PB de João Pessoa e Cabedelo e da Reacaf-PB representada pelas assessoras Ivanalda Dantas e Mércia Lucas.

Da Assessoria de Imprensa da Emater-PB