Fale Conosco

14 de julho de 2011

Emater realiza nessa sexta-feira Dia de Campo sobre o PNAE em Capim



Os agricultores familiares do município Capim, 53 km ao sul de João Pessoa, vão participar nessa sexta-feira (15) de um Dia de Campo com o tema Programa Nacional da Alimentação Escolar (PNAE). Organizado pela Emater e pela Prefeitura Municipal, o evento ocorrerá na Rua da Mangueira, com início previsto para as 8h00.

O evento é destinado a agricultores e agricultoras familiares, estudantes, professores, lideranças e autoridades dos municípios integrantes do programa Territórios da Cidadania das zonas norte e sul e agentes da assistência técnica e extensão rural.

Com apoio da Secretaria do Desenvolvimento Agropecuário e da Pesca, o objetivo é levar aos participantes uma visão sobre o PNAE, os procedimentos para sua execução e a relação do programa com o agricultor familiar e seus beneficiários.

Com as parcerias da Secretaria de Educação Municipal, da Secretaria Estadual, do Conselho Municipal de Desenvolvimento Rural Sustentável (CMDRS) e do Conselho da Alimentação Escolar (CAE), a Emater, por meio dos escritórios regional de João Pessoa e o local, contribuiu para a implantação do PNAE no município de Capim. Essa iniciativa valoriza e fortalece a agricultura familiar como uma opção de comercialização, e também aos estudantes que receberão uma alimentação saudável e de qualidade, além do fortalecimento da economia local.

O principal objetivo do PNAE é atender às necessidades nutricionais dos estudantes durante a sua permanência na escola, contribuindo assim para seu crescimento com uma alimentação saudável, proporcionando boa aprendizagem e maior rendimento escolar. Por outro lado, nutricionista acompanha nas escolas o nível de aceitação dos produtos oferecidos aos estudantes.

Como entidade articuladora do PNAE, a Emater Paraíba por meio de seus extensionistas, vem assessorando na organização e planejamento da produção para a comercialização dos produtos da agricultura familiar, a emissão da Declaração de Aptidão ao Pronaf-DAP, o que torna o agricultor apto a acessar ao Programa Nacional de Alimentação Escolar.

Durante os últimos dias, foram realizados encontros com a participação da coordenadora da região administrativa da Emater em João Pessoa, Zilda Figueiredo, os técnicos Paulo Uchoa e José Cavalcante Formiga, e o chefe do escritório local Osório Vieira, com representantes da prefeitura municipal para definir a realização desse evento.