Fale Conosco

6 de fevereiro de 2013

Emater realiza intercâmbio com agricultores de Santa Cecília para conhecer cooperativas



Técnicos da Empresa de Assistência Técnica e Extensão Rural da Paraíba – Emater-PB promoveram, nesta semana, uma visita de intercâmbio em três cooperativas com os agricultores familiares interessados na criação de uma cooperativa dos produtores de leite no município de Santa Cecília. Foram visitadas a Capribov, uma cooperativa de beneficiamento de leite da cidade de Cabaceiras; Coopernut, de alimentos; e a Coopnatural, de produção têxtil e afins do algodão, essas últimas na cidade de Campina Grande.

O objetivo da visita foi mostrar aos agricultores de Santa Cecília como funciona uma cooperativa, como se dá sua administração e quais foram os principais problemas enfrentados para criação dessas unidades, as dificuldades do dia a dia, bem como mostrar exemplos de sucesso que sirvam de incentivo para a criação de uma instituição do tipo no município.

Os agricultores de Santa Cecília foram recebidos por cooperados que relataram histórias das cooperativas, as dificuldades enfrentadas para a fundação e seu funcionamento. Eles conheceram ainda as dependências e o funcionamento das cooperativas, discutiram sobre comercialização dos produtos, as parcerias entre entes públicos e privados, além de tirarem dúvidas dos agricultores.

A visita de intercâmbio foi uma idealização do escritório local da Emater de Santa Cecília, que está assessorando os agricultores na fundação da cooperativa. Em janeiro, os agricultores assistiram a uma palestra sobre cooperativismo ministrada pelo engenheiro agrônomo Ailton Francisco dos Santos. Agora, fizeram a visita de intercâmbio a três cooperativas como realidades diferentes e a terceira etapa será a realização de um mini-curso sobre cooperativismo que será ministrado pela Emater Paraíba para todos os agricultores interessados em fundar a instituição.

A visita de intercâmbio foi organizada pelos  extensionistas da Emater,  Ailton Francisco dos Santos e Vitoria Vitor, com apoio da Coordenadoria Regional de Campina Grande.