João Pessoa
Feed de Notícias

Emater realiza I Encontro Regional da Mulher Rural, nesta terça

terça-feira, 22 de setembro de 2009 - 08:25 - Fotos: 

A criação de políticas públicas destinadas à valorização profissional da mulher, a fim de que ela possa assumir autonomia na busca de seu espaço na sociedade. Foi com base nesse enfoque que a Política Nacional de Assistência Técnica e Extensão Rural (Pnater) criou a rede de Ater para mulheres.

Com essa preocupação, a Empresa de Assistência Técnica e Extensão Rural da Paraíba (Emater-PB) está promovendo hoje (22), a partir das 8h, o I Encontro Regional da Mulher Rural, na sede do Sindicato dos Trabalhadores de Extensão Rural na Paraíba (Sinter-PB), na praia do Poço, em Cabedelo.
 
A abertura será feita pelo secretário Ruy Bezerra Cavalcanti, titular da Secretaria do Desenvolvimento Agropecuário e da Pesca (Sedap), com participação do presidente da empresa, Hermano Araújo; o coordenador regional em João Pessoa, Guilherme do Nascimento Soares, e a assessora regional Zilda Figueiredo Lima Abrantes.

Experiências – O evento tem por objetivo compartilhar experiências de geração de renda e a importância da mulher para o desenvolvimento rural sustentável. É uma parceria da Emater com o Ministério do Desenvolvimento Agrário (MDA), Instituto Nacional de Colonização e Reforma Agrária (Incra), Sindicato dos Engenheiros Agrônomos, Veterinários e Zootecnistas do Estado da Paraíba (Sinavez) e Associação Brasileira das Entidades Estaduais de Assistência Técnica e Extensão Rural (Asbraer).

‘A importância da mulher para o desenvolvimento rural sustentável’ é o tema da primeira palestra do encontro a ser proferida pela professora da Universidade Estadual da Paraíba (UEPB) e ex-funcionária da Emater, Auri Donato. Na sequência, haverá relatos de experiências positivas vividas por mulheres rurais dos 23 municípios que compõem a região administrativa de João Pessoa.

Na ocasião será feita uma reflexão sobre o processo de inclusão social e produtiva da mulher rural, a partir das formas de intervenção no campo, visando combater a pobreza e promover o desenvolvimento local sustentável. Será feita ainda uma análise a respeito da mulher como mãe, esposa, companheira, monitora do lar, gestora da família e produtora familiar.

Políticas públicas – À tarde, a partir das 14h30, a secretária de Desenvolvimento Humano do Governo do Estado, engenheira agrônoma Giucélia Figueiredo, falará sobre ‘Políticas públicas para as mulheres’, tendo como reflexão as desigualdades sociais vividas especificamente pela mulher rural, no acesso a serviços e bens sociais como saúde, educação, moradia e transporte.
Ao final do encontro, será feita uma avaliação e encaminhamentos de ações desenvolvidas ao longo do dia pela assessora estadual e coordenadora da Rede Temática de Mulheres Rurais, Maria Vilani de Souza Marinho.

Lourdinha Araújo, da Assessoria de Imprensa da Emater-PB