João Pessoa
Feed de Notícias

Emater realiza diagnósticos de unidades familiares em Poço Dantas

sexta-feira, 14 de fevereiro de 2014 - 11:22 - Fotos: 

Os extensionistas da Emater Paraíba, em Poço Dantas, no Sertão, estão realizando diagnósticos das unidades familiares de produção do município, numa ação desenvolvida pelos técnicos Fábio Sousa e José Macena. Os trabalhos foram iniciados nas comunidades de Recanto e Barra das Piabas e se estenderão por todo o município.

Segundo o presidente da Emater Paraíba, Geovanni Medeiros, o diagnóstico tem como objetivo representar, por fotografia ou amostra, a situação atual da unidade familiar e do seu entorno. Os trabalhos são acompanhados pelo coordenador regional da Emater Paraíba em Sousa, Francisco de Assis Bernardino.

A equipe deverá obter todas as informações referentes à situação atual em que se encontram as unidades familiares, identificando sua composição de pessoas (mão-de-obra), de patrimônio, sistema produtivos, da renda, dos aspectos ambientais, de infraestrutura, de mercado, de programas públicos e de suas carências e potencialidades.

Segundo os técnicos, na conjuntura atual das propriedades rurais, principalmente da agricultura familiar, a grande maioria dos agricultores não realiza administração racional de suas propriedades, ou seja, não existe levantamento patrimonial, controle de custos, análise de rentabilidade de atividade e de viabilidade de investimentos.

Nesta realidade, o proprietário não é conhecedor de seu próprio negócio, perdendo oportunidade. Não aproveita as potencialidades, não comercializa seus produtos no momento certo, ou não tem posse das informações que mostram se as atividades desenvolvidas na propriedade são rentáveis e se estas são as mais recomendadas para sua propriedade”, disse Fábio Sousa.