Fale Conosco

6 de novembro de 2012

Emater quer incrementar turismo rural e artesanato na Paraíba



O turismo rural e o artesanato despontam na Paraíba como agentes propulsores do fortalecimento da agricultura familiar. O Governo do Estado, por meio da Emater, pretende trabalhar com maior ênfase para impulsionar o setor.  Este assunto está discutido durante a I Oficina do Turismo e Artesanato Rural na Agricultura Familiar que reúne extensionistas dos escritórios regionais e locais das 15 regiões administrativas do Estado.  A

A oficina teve início nesta terça-feira (6) prossegue até quarta feira (7) no Sindicato dos Agrônomos, Veterinários e Zootecnistas dos Entes da Paraíba (Sinavez), em João Pessoa. O evento está sendo organizado pela Emater Paraíba, empresa vinculada a Secretaria do Desenvolvimento Agropecuário e da Pesca, em parceria com o Ministério do Desenvolvimento Agrário (MDA).

Na abertura do evento, o diretor técnico da Emater, Erasmo Lucena, disse que a Paraíba tem um potencial muito grande para ser aproveitado com o turismo rural num trabalho que deve contar com a participação das administrações municipais. “Enquanto a Paraíba vive um período de longa estiagem, ao tempo em que a Emater está integrada nas ações para minimizar a situação, também se preocupa em buscar novos caminhos para o agricultor familiar. O turismo rural e o artesanato são oportunidades que surgem”, comentou.

Na sua avaliação do executivo, o turismo, aliado ao artesanato, é uma atividade de relevância no processo de desenvolvimento rural sustentável local, como fonte geradora de ocupação e renda no campo. “O agricultor pode usar nessas atividades os recursos naturais que estão ao alcance”,  justificou.

Como o turismo é um dos setores que mais crescem no Brasil, Erasmo acredita que a Emater, em parceria com os governos Federal, Estadual e municipais, pode contribuir na consolidação deste segmento, principalmente pela sua capilaridade da empresa que está presente em todo o Estado.

Além do MDA e da Secretaria do Desenvolvimento Agropecuário e da Pesca (Sedap), participam do evento representantes da Secretaria Executiva de Turismo, do Programa de Artesanato Paraibano, Talentos do Brasil Rural, do Anda Brasil e de grupos de artesãos de várias regiões administrativas do Estado.

A articuladora estadual de Turismo e Artesanato Rural da Emater, a extensionista Social, Gláucia Gusmão, disse que a proposta do evento é despertar nas famílias agricultoras o interesse na descoberta das potencialidades turísticas em suas comunidades, criando condições para a geração de trabalho e geração de renda.

Cerca de 50 extensionistas dos escritórios da Emater existentes em todo território paraibano participam das palestras proferidas pelos palestrantes Edílson Batista, do Sebrae, Sandra Mori, do Programa Paraibano de Artesanato, Alessandra Lontra, da Secretaria Executiva de Turismo do Estado, Rosalvo Menezes, do programa Anda Brasil, entre outros.

Participam da organização da oficina os facilitadores da Emater Mércia Lucas, Teresa Cristina, Eliézia Eleutério, Rizonete Gomes. O evento conta com apoio da diretoria colegiada da empresa, com a colaboração de núcleos e unidades operativas no estado. A solenidade de abertura foi presidida pelo diretor técnico da Emater Erasmo Lucena, que representou toda a diretoria colegiada da empresa.