João Pessoa
Feed de Notícias

Emater quer agilizar ações em favor da agricultura familiar na Paraíba

quinta-feira, 17 de março de 2011 - 17:13 - Fotos: 
As novas ações para o setor agropecuário da Paraíba ganham novo impulso a partir de agora e serão implantadas com maior agilidade, conforme plano de atividades que foi apresentado na manhã desta quinta-feira (17) aos coordenadores regionais da Empresa de Assistência Técnica e Extensão Rural da Paraíba (Emater-PB). Na ocasião, o secretário da Agropecuária e da Pesca, Marenilson Batista, destacou o trabalho que será empreendido e que vai garantir um maior dinamismo nas políticas públicas para chegar com mais rapidez e eficácia aos agricultores familiares.

O evento, que aconteceu na sede do Sindicato dos Agrônomos, Veterinários e Zootecnistas dos Entes Públicos do Estado da Paraíba (Sinavez), foi coordenado pela diretoria colegiada da Emater, representada pelo presidente Geovanni Medeiros, e os diretores Técnico e Administrativo, Erasmo Lucena e Francionildo Araújo. Todos os 15 coordenadores regionais participaram das discussões, que tiveram como objetivo fortalecer o acesso às políticas públicas.

A visão do coletivo do setor agropecuário é construir uma agricultura familiar ainda melhor, estabelecendo indicadores sociais e econômicos, que possibilitem avanços nos processos produtivos que gerem melhoria na qualidade de vida do agricultores familiares e demais segmentos da sociedade paraibana.

O secretário da Agricultura Familiar, Alexandre Eduardo de Araújo, destacou que a Emater, por estar presente em todos os municípios paraibanos, tem um papel importante na execução das ações do Governo do Estado para o setor agropecuário. Ele  acrescentou que toda Política Pública para o setor agropecuário passa necessariamente pela Empresa de Extensão Rural.

Na opinião de Geovanni Medeiros, o trabalho da Emater toma agora novo rumo. Ele destacou que os coordenadores regionais têm uma grande importãncia dentro da estrutura da empresa por lidar diretamente com o homem do campo.

A Emater-PB conta com 239 escritórios, sendo um central na Estrada de Cabedelo, 223 locais e 15 coordenadoria regionais nos municípios de Guarabira, Solânea, Patos,João Pessoa, Itaporanga, Princesa Isabel, Areia, Picui, Pombal, Sousa,Catolé do Rocha, Campina Grande, Itabaiana, Serra Branca e Cajazeiras.