João Pessoa
Feed de Notícias

Emater promove treinamento sobre higiene e limpeza para agricultores de Umbuzeiro

quinta-feira, 27 de fevereiro de 2014 - 16:43 - Fotos: 

A Emater Paraíba, empresa vinculada à Secretaria do Desenvolvimento Agropecuário e da Pesca (Sedap), promoveu treinamento sobre produtos de higiene e limpeza a um grupo de 22 agricultores e agricultoras da Associação Comunitária Ruralista do Sítio Agudo, no município de Umbuzeiro, estimulando o associativismo e a organização rural.

No município, a organização rural é uma das ações viabilizada com a participação da Unidade Produtiva da Emater local e que tem recebido incentivo de parceiros, registrando crescimento nos últimos anos. Foi a maneira encontrada pelo extensionista agrícola Clodoval Bento de Albuquerque para estimular as unidades produção familiar a permanecerem no campo e participarem dos programas governamentais, fazendo valer seus direitos perante as autoridades. “É por intermédio do associativismo que o agricultor tem poder de se inserir na sociedade de forma justa e oferecer produtos de qualidade e com preços compatíveis com o mercado consumidor”, afirmou.

O treinamento foi ministrado pelos extensionistas sociais Maria de Lourdes Farias da Silva e Clodoval Bento de Albuquerque, e contou com a participação de agricultores e agricultoras familiares, na sua maioria mulheres. Ao final, fundaram um grupo formal de produção, uma das formas de produzir e comercializar na zona rural os produtos ali fabricados.

Com a organização de agricultores familiares, destacando-se jovens, idosos e mulheres rurais, sejam por meio de associações comunitárias, sindicatos, cooperativas, Conselhos Municipais de Desenvolvimento Rural Sustentável (CMDR), colegiados territoriais, fóruns temáticos, percebe-se que o agricultor tem mais possibilidade de sensibilizar órgãos e autoridades públicas para o atendimento de suas demandas. Além disso, consegue participar de distintos espaços na cidade e no campo, minimizar custos e potencializar lucros com maior poder de mobilização e reivindicação”, comentou.

Assessoramento coletivo – As atividades de organização rural, em Umbuzeiro, começaram na década de 80 quando teve início a formação de associações comunitárias rurais, a partir do momento em que a Emater deixou de atender os agricultores de forma individual e passou a promover ações coletivas nas comunidades, aproveitando o potencial associativista e organizacional já existente nos povos do campo. “De lá para cá as ações com organização não pararam”, lembrou.

Um grande impulso está ocorrendo com a mobilização de 14 associações de agricultores familiares, nas quais a Emater Paraíba, por meio do extensionista local, se engajou, incentivando a criação de conselhos municipais, que seriam os co-gestores do desenvolvimento municipal, tendo como princípio básico a parceria.

Reunindo instituições locais, famílias agricultoras, associações rurais e autoridades municipais, o Conselho Municipal de Desenvolvimento Rural Sustentável (CMDR) tem tido papel importante na organização das famílias integrantes das associações do município.

A meta da gerência local da Emater, com acompanhamento do coordenador regional da Emater em Campina Grande, José Sales Junior, é avançar cada vez mais com a organização rural e inclusão social, em busca da melhoria da qualidade de vida das famílias agricultoras trabalhadas e assessoradas pelo Serviço de Assistência Técnica e Extensão Rural no Estado (Ater). O extensionista local Clodoval Bento de Albuquerque informa que a Emater local presta assessoramento a 14 associações, um CMDRS, mais de 300 assessoramentos familiares, 902 beneficiários com o Garantia Safra, crédito rural, Conab, Cooperar, Programa Nacional de Alimentação Escolar (PNAE), Programa de Aquisição de Alimentos (PAA), tarifa verde, programa estadual de sementes, programa da palma resistente a cochonilha do carmim, campanha de vacinação contra aftosa etc.