Fale Conosco

26 de maio de 2009

Emater promove palestras na 5ª Semana de Alimentos Orgânicos



A Empresa de Assistência Técnica e Extensão Rural da Paraíba (Emater-PB) está realizando em vários pontos do Estado uma série de eventos ligada à V Semana de Alimentos Orgânicos, que é promovida em todo o País pelo Ministério da Agricultura, Pecuária e Abastecimento (Mapa). O evento foi aberto na segunda-feira (25) e vai até sexta-feira (29).

Na manhã desta quarta-feira (27), o escritório da Emater de Caldas Brandão, pertencente à região administrativa de Itabaiana, promove na Câmara Municipal local um ciclo de palestras para dezenas de agricultores familiares, extensionistas e autoridades convidadas. O evento começa às 8h, com recepção aos convidados e informações sobre a 5ª Semana de Alimentos Orgânicos pelo técnico Manoel Mota, do Mapa.

A primeira palestra, ministrada pelo técnico Ricardo Pereira de Farias, acontece às 9h, e abordará o tema ‘Agricultura Convencional versos Agricultura Agroecológica’. Ele fará um paralelo entre as duas modalidades, mostrando a importância do plantio e uso de produtos agroecológicos pela população.

Entre uma palestra e outra haverá debates sobre cada assunto tratado. O primeiro deles acontece às 9h40. A segunda palestra começa às 10h, quando o extensionista Justino Filho, da Unidade Operativa de São Miguel de Taipu, falará sobre agregação de valor e mercado local.

‘Experiências de Sucesso na Agroecologia de Base Familiar’ é o tema da última palestra do dia, proferida por um agricultor do Sítio Utopia, situado no município de Alaga Nova. Ele fará uma explanação de todas as atividades desenvolvidas em seu sítio, mostrando as vantagens e benefícios ambientais, sociais e nutricionais dos alimentos orgânicos.

As comemorações em Caldas Brandão se encerram ao meio dia, com distribuição de mudas frutíferas e ornamentais ao público presente. Apóiam o evento o Ministério da Agricultura, a prefeitura local, o Sindicato dos Trabalhadores e associações comunitárias rurais.

A programação da 5ª Semana de Alimentos Orgânicos segue em todo o Estado, cumprindo calendário de eventos programado pela Emater em suas 223 Unidades Operativas locais, com realizações de feiras de produtos agroecológicos, palestras, distribuição de cartilhas e folderes explicativos. O objetivo é despertar nos produtores e consumidores a importância do uso de produtos orgânicos em busca de uma vida mais saudável.

Assessoria de Imprensa da Emater-PB