Fale Conosco

17 de abril de 2012

Emater promove oficinas sobre gestão de Conselhos Rurais



A Emater Paraíba, empresa vinculada à Secretaria do Desenvolvimento Agropecuário e da Pesca (Sedap) iniciará nesta quarta-feira (18) uma série de oficinas sobre Gestão de Conselhos para 132 extensionistas das 15 regiões administrativas do Estado.

O objetivo é nivelar o conhecimento dos técnicos quanto aos procedimentos de unificação, legalização e gestão dos Conselhos Municipais de Desenvolvimento Rural Sustentável (CMDRS) e o Programa de Redução da Pobreza Rural (PRPR) para melhorar a atuação e participação desses conselhos no desenvolvimento rural sustentável.

De acordo com a resolução nº 086/2011, do Conselho Estadual de Desenvolvimento Rural Sustentável (CEDRS), todos os CMDRS que passam pelo processo de unificação com os conselhos municipais do PRPR deverão estar regularizados até o dia 13 de junho. Atualmente, há 192 CMDRS em funcionamento, mas a meta do Governo é que funcionem nos 223 municípios paraibanos.

A iniciativa integra as ações das Jornadas da Inclusão Produtiva que estão acontecendo em vários pontos do Estado, por meio da Sedap e suas vinculadas Emater e Interpa, em parceria com o Projeto Cooperar, Empreender-PB e os Bancos do Brasil e do Nordeste. O objetivo é facilitar o acesso das famílias agricultoras aos programas e políticas públicas e intensificar esforços na elaboração de projetos, financiamentos, crédito rural e serviços de saúde e de cidadania.

Programação – Serão realizadas quatro oficinas, sendo a primeira nesta quarta-feira (18), com participação de técnicos das regiões administrativas de João Pessoa, Itabaiana e Guarabira, no auditório da Emater (BR-230, Estrada de Cabedelo). Na quinta-feira (19) a reunião será em Patos, para as regiões de Itaporanga, Patos e Princesa Isabel. Já na sexta-feira (20) acontecerão duas oficinas: uma em Sousa, envolvendo as regiões de Cajazeiras, Pombal, Sousa e Catolé do Rocha, e a outra em Campina Grande, com participação das regiões de Solânea, Picui, Areia e Serra Branca.

As oficinas serão ministradas pelas assessoras técnicas da Emater Maria Vilani Marinho, Mércia Lucas, Isaurina Ferreira e Eliézia Paulino, esta última chefe do Núcleo de Extensão Social da empresa. Ao final dos encontros, os participantes irão atuar como multiplicadores dos conhecimentos.