Fale Conosco

1 de novembro de 2012

Emater promove ‘Dias de Campo’ sobre produção de palma e irrigação por gotejamento no Sertão



A Emater Paraíba está empreendendo ações que visam amenizar os efeitos da estiagem, através da convivência do agricultor familiar com a seca. Na cidade do Congo, o escritório do órgão promoveu um ‘Dia de Campo’ com 62 agricultores da comunidade Lagoa da Ilha.  No evento, os agricultores familiares puderam conhecer um sistema econômico na utilização de água na irrigação de árvores frutíferas, principalmente neste período de estiagem.

O outro ‘Dia de Campo’ especifico sobre a produção de palma forrageira destinada a alimentação animal no Congo, contou com a participação de 150 agricultores vindos dos municípios de Ouro Velho e Prata. Os agricultores tomaram conhecimento sobre o sistema de plantio da palma forrageira, de variedade resistente à ‘fusariose’ e ao controle alternativo.

Energia solar – O diretor técnico da Emater, Erasmo Lucena, esteve em Sousa, acompanhado do empresário Edmilson Marcondes dos Santos para uma visita a um projeto de instalação de painéis solar com aproveitamento da energia captada para funcionamento de pequenos projetos de irrigação para agricultores familiares.

A iniciativa para aproveitamento da energia solar foi do governador Ricardo Coutinho ao visitar as várzeas de Sousa e os projetos instalados pela Emepa, com aproveitamento da energia solar em forma de unidade de demonstração.