Fale Conosco

14 de agosto de 2012

Emater promove curso para merendeiras dos municípios de Malta e Quixaba



As merendeiras dos municípios de Quixaba e Malta participaram de oficina em segurança alimentar, tendo como facilitadoras extensionistas sociais da Emater. Nessas oficinas foram trabalhados conceitos de segurança alimentar, grupos de alimento, higiene pessoal e os cuidados no preparo e na manipulação de alimentos.

Na prática, foram feitas as seguintes receitas: feijão enriquecido, feijão tropeiro, arroz com frango, sopa de jerimum com batata doce, mingau multimistura, suco de jerimum, suco de couve. “Tivemos o cuidado especial de selecionar receitas em que fossem utilizadas produtos da agricultura familiar”, afirmou Maria do Socorro Cruz de Lima, assessora social da Emater.

A proposta é que esses produtos sejam utilizados na merenda comercializada ao Programa Nacional de Aquisição de Alimentos (PNAE), que vem sendo executado na região.  “A avaliação das oficinas foram positivas, demonstrando quanto foi válida essa alimentação enriquecida para os alunos”, comentou. Os trabalhos foram realizados em parceria com a Secretaria de Educação do município.

Foi realizado o sistema de rodízio, no qual as extensionistas sociais colaboraram umas com as outras, repassando os conhecimentos. Entre outras extensionistas sociais participaram dos cursos como facilitadoras Maria Celiane Damasceno Martins de Medeiros e as colaboradoras Stela Oliveira, Maria da Conceição Ramos e Maria do Carmo Gualberto dos Santos.