João Pessoa
Feed de Notícias

Emater promove ‘Dia de Campo’ em Amparo, nesta terça

segunda-feira, 29 de março de 2010 - 15:47 - Fotos: 
Agricultores familiares do município de Amparo, no Cariri paraibano se reúnem nesta terça-feira (30), na Unidade Demonstrativa de Dessalinização, na comunidade Mata, para participar de um ‘Dia de Campo’. O evento é uma realização da Empresa de Assistência Técnica e Extensão Rural da Paraíba (Emater-PB) em parceria com a Agência Executiva de Gestão de Águas do Estado da Paraíba (Aesa) e a Empresa Paraibana de Abastecimento e Serviços Agrícolas (Empasa).

Com início previsto para as 8h, o evento, que contará com quatro estações – introdução, apresentação do dessanilizador, demonstração de tanques de piscicultura e aproveitamento da artriplex (erva-sal) – deverá contar com a presença do secretário do Desenvolvimento da Agropecuária e da Pesca, Ruy Bezerra Cavalcanti, dos diretores da Emater, Hermano Araújo e José Marinho de Lima, representantes da Aesa e demais autoridades do setor público agrícola. O encontro conta ainda com a presença de mais de duzentos agricultores interessados em conhecer todo o processo de transformação da água salgada em água de boa qualidade.

A apresentação das estações está sob a responsabilidade dos técnicos Paulo Magalhães Uchoa, Raniere Lira, Celso Duarte, Guermam e Geneilson Evangelista. O evento vai proporcionar o conhecimento sobre a Unidade Demonstrativa de dessalinização e aproveitamento do concentrado na criação de peixe e cultivo de atriplex (erva–sal) para a alimentação de caprinos e ovinos. A Unidade Demonstrativa é a primeira existente no Estado da Paraíba, financiada pela Fundação Banco do Brasil.

De acordo com o diretor Administrativo da Emater-PB, José Marinho de Lima, o ‘Dia de Campo’ tem como objetivo difundir a tecnologia criada pela Embrapa-Petrolina com o intuito de fornecer água potável proveniente de água salina ou salobra, bem como por questões ambientais aproveitar o efluente em outros meios como a cultura do peixe e o cultivo do erva-sal.

Marinho destaca que a instalação da Unidade Demonstrativa no município trouxe para a população a oportunidade de utilizar água de boa qualidade, além do beneficio do fornecimento de proteína alimentar oriundo do peixe e a comercialização do excedente. Ele lembra ainda que na quarta-feira (31), haverá uma despesca de um dos tanques de piscicultura realizada pelo técnico, Celso Duarte, e os beneficiários da comunidade, além do primeiro corte da artriplex a formação de feno que servirá de alimento para os animais.

Da Assessoria de Imprensa da Emater-PB