João Pessoa
Feed de Notícias

Emater promove ‘Dia de Campo’ da banana para agricultores das Várzeas

segunda-feira, 18 de janeiro de 2010 - 15:02 - Fotos: 

A Empresa de Assistência Técnica e Extensão Rural da Paraíba (Emater-PB) com propósito de melhorar a produtividade da banana nanica nas Várzeas de Sousa, em Aparecida, reuniu recentemente mais de 200 agricultores em um ‘Dia de Campo’ para ensinar as novas tecnologias de cultivo introduzidas pelo órgão naquela cultura.

Conduzido pelos técnicos da Emater e da Empresa Estadual de Pesquisa Agropecuária da Paraíba (Emepa), o ‘Dia de Campo’, que  foi dividido em cinco estações – apresentação, práticas agrícolas, aspectos fitossanitários, irrigação e aspectos econômicos, aconteceu no lote irrigado de José Sarmento dos Santos, mais conhecido por Zezito e serviu para mostrar aos agricultores a viabilidade da cultura com a adoção de práticas que vão desde o preparo do solo à comercialização.

Produtividade

A eficácia dessas novas tecnologias, segundo explicaram os assessores estaduais de fruticultura da Emater, Pedro Paulo, Ehrenbergue Pereira e Henrique Paz, tem se confirmado pelos efeitos no aumento da produtividade. Um exemplo prático são os resultados alcançados por. Zezito que, em apenas 1,4 hectares de banana, estima colher cerca de 300 toneladas da fruta em cinco anos, sendo 60 toneladas na primeira colheita, 70 na segunda, 80 na terceira e 60 toneladas nas colheitas do quarto e do quinto ano.

Ainda durante o ‘Dia de Campo’ foi discutida entre técnicos e produtores a introdução de outras tecnologias a serem levadas às Várzeas de Sousa. Participaram como instrutores do evento os técnicos Daladier Marques, Ivanildo Cavalcante, Edson Lopes, Cícero Fábio de Sousa e Assis Bernardino, respectivamente da Emater e Emepa.

Nas Várzeas de Sousa, além da cultura da banana, outras frutíferas e hortaliças são assistidas pelos extensionistas Tiburcio Cartaxo, Gilvan Oliveira e Benedito Ferreira, sob coordenação do escritório regional em Sousa, à frente o técnico José Marques.

Da Assessoria de Imprensa da Emater-PB