João Pessoa
Feed de Notícias

Emater-PB vai melhorar investimentos para beneficiar famílias do campo

quarta-feira, 20 de janeiro de 2010 - 14:44 - Fotos: 

A Empresa Paraibana de Assistência Técnica e Extensão Rural (Emater) quer melhorar este ano a taxa de assistência técnica arrecadada na elaboração dos projetos com financiamento do Programa Nacional de Fortalecimento da Agricultura Familiar (Pronaf). Para isso, reuniu na manhã desta terça-feira (19), na sede da empresa na BR 230, KM 13,3  técnicos da Superintendência do Banco do Brasil (BB), diretoria administrativa e técnica e Núcleo de Crédito do órgão. No ano passado, a empresa foi responsável pela elaboração de 12.127 projetos contratados pelo BB e Banco do Nordeste no valor de R$ 29,1 milhões segundo o Núcleo de Informação, Controle e Avaliação (Nuica) da Emater.

A reunião foi coordenada pelo diretor administrativo da Emater, José Marinho de Lima, que falou sobre a importância em resolver os gargalos a fim de melhorar as taxas de Assistência Técnica e Extensão Rural (Ater) que são repassadas pelas duas instituições financeiras. “Além de beneficiar os agricultores, 2% do valor dos projetos contratados é investido em melhorias da própria empresa e, com isso, revertido na qualidade do trabalho prestado pelos técnicos que atendem não só os beneficiários do Pronaf, mas todas as famílias que vivem no campo”, lembrou.

Durante o encontro de trabalho, ficou acordado entre as instituições parceiras a execução de iniciativas que venham melhorar a arrecadação das taxas e lisura no processo, entre elas a disponibilidade de ferramentas para incrementar o Sistema Web de Acompanhamento de Projetos (Swap) que não está sendo operado em alguns escritórios locais da Emater.

Cooperação

Os representantes da Superintendência do Banco do Brasil se comprometeram em enviar esta semana, dois relatórios: um com informações sobre o total de projetos do Pronaf com laudo de acompanhamento enviado a instituição pelos técnicos que prestam serviço nos escritórios locais da Emater e o segundo com os valores das taxas de assistência técnica, creditadas na conta da estatal. Além disso, a instituição bancária vai enviar uma lista de todas as agências que operam na Paraíba.

A diretoria colegiada da Emater está programando uma reunião para discutir a mesma pauta com a superintendência do Banco do Nordeste na Paraíba que deverá acontecer até o início da próxima semana. Outra iniciativa da empresa será reunir os assessores de crédito dos 15 escritórios regionais para montar um plano de trabalho neste sentido.

A Emater atualmente conta com 557 técnicos em 238 escritórios nos 223 municípios da Paraíba, sendo 15 regionais e 223 locais que atuam na elaboração de projetos do Programa Nacional de Fortalecimento da Agricultura Familiar para os agricultores que desejarem investir nas suas propriedades.

Participaram da reunião na Emater, os diretores administrativo e técnico da empresa, respectivamente José Marinho de Lima e Waltemir Cartaxo, os analistas da Superintendência do Banco do Brasil na Paraíba, Thaffy Vivas Carvalho e Daniel Oliveira, e técnicos do Núcleo de Crédito da empresa.

Da Assessoria de Imprensa da Emater-PB