João Pessoa
Feed de Notícias

Emater-PB intensifica cooperação técnica com o Instituto Agronômico de Pernambuco

quinta-feira, 28 de abril de 2011 - 10:15 - Fotos: 

Uma equipe de técnicos do Instituto Agronômico de Pernambuco (IPA) esteve nesta quarta-feira (27), na Paraíba para conhecer e discutir ações e projetos executados pelo Governo do Estado, por meio da Empresa de Assistência Técnica e Extensão Rural (Emater-PB).

Recebidos pelo diretor administrativo da Emater, Francionildo Araújo, os técnicos pernambucanos Silvana Lopes, Gilberto Santos, Carlos Fernando e Raphael Lopes conheceram o Sistema de Gerenciamento de Atividades de Assistência Técnica e Extensão Rural (Sigater), que tem o objetivo de organizar informações importantes da agricultura familiar, subsidiando o Governo do Estado na tomada de decisões para o setor público agrícola paraibano.

O coordenador de operações da empresa, Jailson Lopes, fez uma ampla explanação sobre o Sigater, explicando todos os passos do sistema e programou para o final do mês de maio uma visita técnica ao IPA para conhecer o sistema integrado de gestão de ATER/Sigater-PE.  Ele destacou a importância da parceria de cooperação técnica que há entre os dois estados, focada principalmente no incremento do desenvolvimento sustentável e, consequentemente, na melhoria da qualidade de vida dos agricultores familiares.

Os técnicos do IPA disseram ter superado as expectativas a respeito da Emater-PB, diante do que constataram, considerando um gerenciamento de qualidade. ‘’As estratégias utilizadas pela Emater/PB na execução das Chamadas Públicas, são importantes e inovadoras, tanto no auxílio ao agricultor quanto à qualificação dos serviços de ATER no campo’’, enfatizou Silvana Lemos, uma das integrantes da equipe técnica.

Além das discussões sobre a metodologia utilizada pela Emater-PB acerca das Chamadas Públicas, os técnicos debateram também sobre o Sistema de Acompanhamento de Assistência Técnica e Extensão Rural – Siater do Ministério do Desenvolvimento Agrário – MDA.