João Pessoa
Feed de Notícias

Emater-PB finalizou a entrega de 4,2 toneladas de sementes

sexta-feira, 7 de maio de 2010 - 10:53 - Fotos: 
O escritório local da Empresa de Assistência Técnica e Extensão Rural (Emater-PB) em Campo de Santana, finalizou na sexta-feira (29) a entrega de 4,2 toneladas de sementes de milho, feijão vigna e algodão herbáceo. Além da unidade, mais 11 escritórios subordinados ao regional da empresa em Solânea têm a meta de ofertar aos agricultores de base familiar da região, 27 toneladas de sementes de feijão das variedades vigna e phaseolus e 70 toneladas de sementes de milho.

Com o apoio da Emater, a Secretaria de Estado do Desenvolvimento da Agropecuária e da Pesca (Sedap) tem a meta de distribuir esse ano, 1.263 toneladas de sementes selecionadas de milho, feijão e algodão para atender 90 mil agricultores que aderiram ao Programa Garantia Safra.

O secretário de Estado do Desenvolvimento da Agropecuária e da Pesca, Rui Bezerra Cavalcanti Junior, assegurou que o montante das sementes dará para atender 100% dos agricultores familiares que aderiram ao Programa Garantia Safra 2009 em 151 municípios paraibanos e ainda garantir a oferta parcial do insumo para os agricultores familiares de 72 municípios que não aderiram ao Programa Garantia Safra.

Ele explicou que o ponto de destaque no programa está no acesso dos agricultores familiares a sementes de boa qualidade germinativa. “Os pequenos agricultores enfrentam dificuldades na aquisição de boas sementes, por isso, a secretaria comprou sementes de alto padrão genético que possibilita resultados expressivos na colheita”, disse.

Rui Bezerra trabalha com a expectativa otimista de elevação de 30% da produção de grãos esse ano em relação a 2009.

De acordo com o assessor técnico da Sedap, Aderval Monteiro, a entrega de sementes está sendo realizada em sistema de permuta, onde para cada quilo de semente selecionada recebido, o agricultor deverá devolver 2 kg de grãos a Empresa Estadual de Pesquisa Agropecuária (Emepa) para a criação de um banco de sementes no Estado.

Da Assessoria de Imprensa da Emater-PB