Fale Conosco

20 de agosto de 2013

Emater-PB desenvolve programa que acompanha e gerencia projetos de assistência rural



O Sistema Web de Acompanhamento de Projetos (Swap), criado pela Emater Paraíba, e que permite o acompanhamento e controle de projetos enviados para os bancos, assim como as taxas e laudos dos mesmos, será apresentado pelo chefe do Núcleo de Crédito, Vlaminck Paiva Saraiva, na quinta-feira (22) e sexta-feira (23), em Aracaju, em reunião promovida pela Associação Brasileira de Empresas de Assistência Técnica e Extensão Rural (Asbraer). O sistema também emite relatórios gerenciais que possibilitem ao gestor verificar a produtividade de cada região.

Segundo Vlaminck, o Sistema Swap está sendo solicitado para ser usado pela Empresa de Desenvolvimento Agropecuária de Sergipe (Endagro). Na reunião, conforme a programação, também serão discutidas ações sobre o crédito rural e parceria com as instituições financeiras.

Desde que foi instalado, empresas de assistência técnica e extensão rural de todo o País demonstraram interesse em copiar o programa de informática desenvolvido pela Emater da Paraíba, que tem objetivo de otimizar a prestação de serviços. O Swap foi desenvolvido exclusivamente por técnicos da Emater Paraíba.

Segundo ele, as Emater podem dispor de um meio capaz de facilitar o acompanhamento dos projetos e das taxas de assistência técnica devidas pelos bancos quando da elaboração dos projetos. O acompanhamento dessas taxas é necessário para que as empresas estatais possam promover melhor assistência e melhor acompanhamento dos produtores por elas assistidos.

O Swap foi implantado na Paraíba no dia 1º de setembro de 2007, e já no final daquele ano dirigentes das nove Emater do Nordeste, e também de Minas Gerais e do Espírito Santo demonstraram interesse no sistema. Acesso ao Swap é simples e fácil. É um sistema que reforça o desempenho da Emater no seu papel de empresa facilitadora da vida do homem do campo, além de permitir ao próprio agricultor acompanhar pessoalmente, e em tempo real, os projetos de seu interesse.