Fale Conosco

15 de julho de 2009

Emater-PB apóia ‘I Circuito do Frio’ em Salgado de São Félix



A comunidade de Feira Nova, distrito de Salgado de São Félix, que fica na região administrativa de Itabaiana, realizará nos dias nos próximos sábado (18) e domingo (19) o seu ‘I Circuito do Frio’, criado pela Lei Municipal nº 423/2009, de autoria da vereadora Maria do Socorro Andrade, moradora e representante daquela comunidade. O evento quer mostrar todo potencial ecológico e turístico da região, ajudando a promover o fortalecimento da economia local.

O escritório local da Empresa de Assistência Técnica e Extensão Rural da Paraíba (Emater-PB) apóia o evento e, segundo o extensionista Paulo Emílio, técnico ligado ao órgão, a comunidade de Feira Nova fica numa região de micro clima, localizada a 24 km ao sul de Salgado de São Félix, a 600 metros acima do nível do mar, onde predomina a fruticultura, produção de hortaliças e pecuária de corte, e guarda uma reserva nativa do semi-árido com 200 hectares, num cenário de vales, montanhas, vegetação rasteira e pedras.

O circuito tem a finalidade de explorar de forma preservativa e dinâmica o turismo rural e as atividades culturais e artesanais da região, além promover a geração de emprego e renda aos agricultores familiares do município, tendo como atrações a feira de artesanato, maratona, cavalgada, apresentações culturais e artísticas, trilhas motorizadas e missa em ação de graças, programados para os dois dias do evento. 

A Prefeitura de Salgado de São Félix apóia a realização do circuito, como forma de incentivar o turismo rural no município e melhorar as condições de vida das famílias dos agricultores com ações voltadas para a agricultura familiar e o desenvolvimento rural.

“Com característica comum de qualquer evento pioneiro, a produção do circuito enfrenta algumas dificuldades quanto a sua estrutura física, que se ajustará à realidade da comunidade e buscará atender as necessidades básicas de quem visitar o local, melhorando a qualidade de vida na comunidade”, acrescentou o técnico.  

Da Assessoria de Imprensa da Emater-PB