Fale Conosco

18 de junho de 2009

Emater participa do II Seminário de Extensão Pesqueira, no Recife



A demonstração foi feita pelo autor do projeto, o engenheiro de Pesca da Empresa de Assistência Técnica e Extensão Rural da Paraíba (Emater-PB), Elton Cunha.O Seminário aconteceu no Salão Nobre da Universidade Rural de Pernambuco e o foco principal foi analisar diferentes situações no âmbito da extensão pesqueira, na perspectiva de estabelecer de uma compreensão coletiva sobre o tema nos dias atuais.

Paraíba na Rede

O projeto envolve recursos da ordem de R$ 2.395.000,00 e contempla a formação de uma equipe técnica multidisciplinar composta por engenheiros de pesca, biólogos, e zootecnistas. O objetivo é criar condições de atendimento aos pescadores produtores na linha de projetos de financiamento, e, principalmente, na assistência técnica para exploração racional da atividade pesqueira.

Segundo Elton, o projeto, que será executado dentro da própria Emater, vai apoiar os Territórios da Cidadania e Formação de Redes e está alinhado com a Política Nacional de Assistência Técnica e Extensão Rural (PNATER). A proposta é beneficiar diretamente 10 mil pessoas, contribuindo para a redução da fome e da miséria de 100 mil paraibanos.

Durante o seminário foram comemorados os quarenta anos da Extensão Pesqueira no Brasil e lançado o livro Comunicação, Gênero e Cultura em Comunidades Pesqueiras Contemporâneas. Participaram do evento, representantes de diversos Estados brasileiros e órgãos como o Ministério do desenvolvimento Agrário (MDA) e da Secretária Especial de Aqüicultura e Pesca da Presidência da República (SEAP/PR). Esta última está prestes a se tornar Ministério da Pesca e Aquicultura (MPA).

Da Assessoria de Comunicação da Emater-PB