Fale Conosco

1 de agosto de 2011

Emater participa do Grito do Agricultor em Água Branca



Os agricultores e agricultaras familiares do município de Água Branca, Sertão paraibano, participaram na sexta-feira (29), do 6º Grito do Agricultor e realizaram a 3ª Feira da Agricultura Familiar, como parte das comemorações da 1ª Semana Estadual da Agricultura, quando apresentaram propostas que, acreditam, vão consolidar avanços e conquistas. Os eventos foram organizados pela Secretaria do Desenvolvimento da Agropecuária e da Pesca, por meio da Emater, com a participação da Secretaria Executiva da Agricultura Familiar, da prefeitura local, da Igreja Católica, do Sindicato dos Trabalhadores Rurais e do Conselho Municipal de Desenvolvimento Rural.

A coordenação dos eventos contou com a participação do escritório regional da Emater em Princesa Isabel e do escritório local de Água Branca. Na ocasião, o presidente da Emater Paraíba, Geovanni Medeiros, reafirmou o que tem ressaltado o secretário Marenilson Batista, que o compromisso dos órgãos vinculados a Sedap vem oferecendo todo o apoio para que os agricultores familiares possam ter acesso às políticas públicas definidas pelo governador Ricardo Coutinho para o setor agropecuário. O diretor técnico da Emater, Erasmo Lucena, participou do evento.

O prefeito Hermes Firmino lembrou o esforço empreendido em parceria com a Emater, o que tem garantido avançar com ações em favor do agricultor familiar em Água Branca. Também destacou a aquisição de produtos através do Programa Nacional de Alimentação Escolar (PNAE).

Padre Expedito Caetano da Silva, da Paróquia Nossa Senhora da Conceição, disse que “todos devem ter o compromisso de ajudar a construir um mundo ecologicamente correto, economicamente viável, socialmente justo e culturalmente aceito”. Segundo ele, as potencialidades dos terrenos férteis, da água no solo e no subsolo devem ser mais bem aproveitadas em favor dos agricultores familiares e do município de Água Branca.

No mesmo dia aconteceu uma programação cultural, com apresentações folclóricas, banda marcial e violeiros. Além da feira do agricultor familiar, os visitantes tiveram acesso ao balcão de serviços do Governo do Estado, emissão de documentos no balcão de serviço do Governo Municipal; atendimento odontológico, escovação e aplicação de flúor; exames de diabetes, hipertensão, avaliação nutricional, classificação sanguínea, teste de HIV e Hepatite B e distribuição de preservativos.