Fale Conosco

6 de junho de 2013

Emater participa de Festa do Leite em Piancó



Começa nesta sexta-feira (7) a 7ª edição da Festa do Leite do Vale do Piancó, no Parque de Exposição Elzir Matos, em Piancó, no Sertão, com abertura prevista para as 16h, reunindo criadores de toda a região e até de Pernambuco. O evento é uma iniciativa da Associação dos Produtores de Leite do Município de Piancó, com apoio do Governo do Estado, por meio da Secretaria de Desenvolvimento Agropecuário e da Pesca e da Emater, Prefeitura Municipal e Câmara de Dirigentes Lojista de Piancó.

A Emater Paraíba, empresa vinculada à Secretaria do Desenvolvimento Agropecuário e da Pesca, por meio dos seus escritórios regional e local, estará presente com um estande onde ficarão expostos produtos da agricultura familiar, procedentes de agricultores assessorados pelos extensionistas rurais. O presidente da Emater, Geovanni Medeiros, lembrou que é um momento para se aproveitar e fazer a renovação do rebanho. “Estamos juntos, inclusive, orientando no sentido de que os criadores aproveitem o periodo favorável de pastagem para fazer armazenamento de ração, através de silagem”, disse.

A finalidade da Festa do Leite é proporcionar oportunidade de discussões que possam contribuir para a recuperação do rebanho bovino e caprino que, nos últimos dois anos, teve uma redução devido a estiagem prolongada e também em face das chuvas ocorridas na região nos últimos meses, Segundo os organizadores do evento, o grande desafio, a partir de agora, é animar os criadores para renovar o plantel.

Há dois dias começaram a chegar os animais que participarão da exposição e do torneio leiteiro, que acontecerá durante o sábado (8) e domingo (9). São animais de linhagem selecionada das raças Girolando, Holandês Gir, Pardo Suiço, Sindi, e caprinos, ovinos e equinos que estarão ofertados para comercialização.

A Festa do Leite também visa despertar a vocação para a empresa rural, proporcionar maior aproximação entre selecionadores, criadores e produtores rurais para a troca de informações, com a possiblidade de negócio de compra e venda. Também quer facilitar ao comércio e a indústria, a exposição e demonstração de seus produtos e equipamentos destinados à agropecuária. Tudo isso visando o fortalecimento da pecuária leiteira do Vale do Piancó, através de orientações técnicas.

A Defesa Sanitária está atuando na recepção dos animais, somente permitindo a entrada ou saída de animais com a documentação de zoosanitário.

O Concurso Leiteiro tem por finalidade incentivar e promover a pecuária regional e estadual e incrementar o consumo de leite e seus derivados; promover reuniões de técnicos e criadores objetivando maior difusão de conhecimento e aperfeiçoiamento de métodos destinados ao aumento de produção e produtividade de rebanho leiteiro”, afirmou o presidente da Associação dos Produtores de Leite do Município de Piancó, Dejanes Fábio Rodrigues.