Fale Conosco

21 de novembro de 2012

Emater Paraíba mostra experiências positivas na agricultura familiar à técnicos do RN



Uma equipe de técnicos da Emater do Rio Grande do Norte visitou na manhã desta quarta-feira (21), o escritório central da Emater Paraíba, na estrada de Cabedelo, para uma troca de experiência. A comitiva conheceu ações relacionadas ao Sistema de Gerenciamento de Informações de Atividades de Ater da Emater (Sigater), Chamadas Públicas, Programa Leite da Paraíba e outras atividades com foco na agricultura familiar

Os técnicos norte-rio-grandenses foram  recebidos pelos diretor técnico Erasmo Lucena, o  administrativo Francinildo Araújo, pelo coordenador de operações Jailson Lopes da Penha e tiveram a oportunidade de conhecer o Programa Nacional de Alimentação Escolar (Pnae), que tem contribuído para o fortalecimento da agricultura familiar no Estado, registrando um crescimento de cerca de 700% na elaboração de projetos. Em 2010 foram atendidos 117 agricultores, em 2011 subiu para 903 famílias contempladas. Foram identificados cerca de 120 produtos da agricultura familiar que devem compor o cardápio da merenda escolar em todo Estado.

Os técnicos do Instituto da Assistência Técnica e Extensão Rural do Rio Grande do Norte conheceram o funcionamento dos contratos e convênios, a elaboração de propostas das Chamadas Públicas do Ministério do Desenvolvimento Agrário (MDA), desempenho das atividades da Chamada no Território da Borborema e do Cariri, do Programa Brasil Sem Miséria, da Agroindústria, do Cooperativismo, de programas de comercialização como o Programa de Aquisição de Alimentos (PAA), o Programa Nacional de Alimentação Escolar (Pnae), além de Feiras da Agricultura Familiar, cadastros dos fornecedores do Programa Leite da Paraíba, reconhecido como referência pelo Ministério de Desenvolvimento Social e Combate a Fome para os nove Estados do Nordeste e Norte de Minas Gerais.

Ficou acertado que, em outras oportunidades, as equipes técnicas voltarão a se reunir para avançar no conhecimento de ações nas áreas de caprinovinocultura e hortifrutigranjeiros, especificamente a cultura do abacaxi que está recebendo maior atenção do governo do Estado quanto à implantação da variedade ‘Vitória’, resistente à fusariose. Os contatos já foram mantidos com o assessor estadual da cultura do abacaxi, o engenheiro agrônomo Leôncio da Costa Vilar para a marca uma visita a um campo de plantio.

Participaram da comitiva potiguar os extensionistas Hideljundes Paulino, analista de sistema, Adriana Américo, engenheira agrônoma, e Aristides Bezerra, sub-coordenador de Projetos, Planejamento e Orçamento da Emater RN.

Para o chefe do Núcleo de Comercialização e Gestão da Emater (Nuceg), Flávio Müller, essa interação com outras entidades públicas de Assistência Técnica e Extensão Rural (Ater) comprova que as ações da Emater Paraíba destacam-se no cenário nacional.