João Pessoa
Feed de Notícias

Emater leva experiências sobre criação de caprinos e ovinos ao Maranhão

terça-feira, 9 de outubro de 2012 - 11:12 - Fotos:  Secom-PB

O trabalho de acompanhamento que a Emater Paraíba faz junto aos criadores de caprinos e ovinos foi apresentado pelo médico veterinário Everaldo Cadena, assessor estadual da caprinocultura, que falou sobre “Caprinocultura leiteira – experiência exitosa no cariri paraibano” durante a 5ª Expovargem – Exposição de Caprinos e Ovinos de Vargem Grande, no Maranhão. Em novembro, um grupo de pesquisadores e criadores virá conhecer alguns criatórios.

Os criadores e técnicos da Agência Estadual Pesquisa Agropecuária e Extensão Rural (Agerp), órgão da Secretaria de Desenvolvimento Social e Agricultura Familiar (Sedes), do Maranhão, decidiram ampliar a parceria com a Paraíba, no que se refere ao trabalho de assessoramento aos criadores de caprinos e ovinos, levando em conta os avanços obtidos.

Cadena destacou a experiência da Paraíba como um dos estados ascendentes como criador de rebanho de caprino no país e um dos maiores produtores de leite de cabra, bem como dos seus benefícios. Assistiram a palestra criadores, agrônomos, técnicos, representantes de entidades e instituições e jornalistas especializados.

“O Estado do Maranhão possui diversas qualidades que possibilitam o avanço da caprinocultura”, destacou o convidado, referindo-se à climatização, nascentes de rios, chuva e alimento para o rebanho. Também destacou a parceria que poderá ser efetivada, a partir de agora, entre os dois estados, por meio de suas duas empresas de extensão rural, podendo executar ações que vão garantir a ampliação da atividade da caprinocultura.

Região propícia – Adaptada a terrenos áridos e de vegetação pobre, a cabra coloca o Nordeste na posição de maior rebanho nacional de caprinos, atraindo investimentos e promovendo convênios com países mediterrâneos na busca de melhores práticas na cadeia de comercialização e melhoria genética.

Em sua apresentação, Cadena disse que o Nordeste concentra cerca de 9 milhões de cabeças de caprinos, o que significa 93% do rebanho nacional.  Além de 6 milhões de ovinos, número equivalente a 56% de toda a criação brasileira. Na Paraíba circula um rebanho de 624 mil cabeças de caprinos, dos quais 25% são cabras leiteiras.

A experiência da Emater Paraíba com a caprinovinocultura tem mais de cinco décadas. Começou como uma atividade de extensão rural, de caráter eminentemente educativo, atraindo adolescentes de origem pobre, principalmente das regiões do Agreste e do Cariri, para incrementar o antigo Projeto Cabra de Corda.

Na Paraíba, coube à Empresa Paraibana de Pesquisa Agropecuária (Emepa) o direcionamento das pesquisas. Os resultados atuais com a caprinovinocultura alcançam repercussão internacional, resultado do melhoramento genético, sanidade animal e difusão dessas informações pela Emater Paraíba.