João Pessoa
Feed de Notícias

Emater orienta estudantes de Gurinhém para conscientização ambiental

quarta-feira, 22 de junho de 2011 - 16:46 - Fotos: 

A Empresa de Assistência técnica e Extensão Rural da Paraíba (Emater/PB) está desenvolvendo um trabalho de conscientização ecológica com alunos de escolas públicas do município de Gurinhém, situado no Brejo paraibano. A intenção é orientar as crianças sobre a importância da reformulação de suas práticas ambientais.

Seguindo as metas da Secretaria de Estado do Desenvolvimento Agropecuário e da Pesca (Sedap), a Emater, em parceria com as escolas, promoveu a distribuição de mudas de árvores, ensinando práticas culturais entre alunos e pais, integrantes da agricultura familiar do município.

“O objetivo foi despertar na classe estudantil a necessidade de cuidar e preservar o meio ambiente, pensando na qualidade de vida e no futuro das novas gerações”, explicou o coordenador regional da Emater em Itabaiana, Paulo Emílio Carneiro de Sousa. “A partir da escassez dos recursos naturais, somado ao crescimento desordenado da população mundial e intensidade dos impactos ambientais, surge o conflito da sustentabilidade dos sistemas econômico e natural, e faz do meio ambiente um tema urgente”, acrescentou o coordenador.

Debate – A Emater também promoveu um debate sobre meio ambiente na Escola Municipal de Ensino Infantil e Fundamental Professora Gerlânia Maria da Silva, no povoado de Boqueirão, que contou com a participação de extensionistas sociais da Emater, professores, alunos e diretores da escola.

Os alunos puderam conhecer práticas sobre o plantio correto das mudas de espécie nativas de ipê roxo, craibeira e oiti e fizeram visitas de conscientização às residências. O evento também despertou o interesse dos alunos para a construção de uma horta nas dependências da escola, utilizando técnicas agroecológicas, com a orientação dos técnicos da Emater.