Fale Conosco

15 de fevereiro de 2013

Emater orienta agricultores familiares de Sapé para ampliar comercialização ao Pnae



emater Reuniao Sapé agricultura familiar pnae (1)Os agricultores famliares de Sapé participaram de seminário sobre politicas públicas e comercialização de produtos da agricultura familiar, com a participação de gestores das escolas estaduais e do município, extensionistas da Emater Paraíba e representantes da prefeitura local, de associações e do Conselho Municipal de Desenvlvimento Rural Sustentável, no Colégio Estadual Luiz Ribeiro.

A proposta é que seja ampliada a comercialização pelo Programa Nacional de Alimentação Escolar (Pnae) e pelo Programa de Aquisição de Alimentos (PAA). Atualmente, as 40 escolas municipais e 16 estaduais em Sapé estão com um volume de compra de R$ 350 mil anuais, mas a meta é ampliar. Para atender a essa demanda, os agricultrores foram convidados a participar da reunião, que teve por finalidade tirar dúvidas e definir encaminhamentos.

O gerente operacional de assuntos fundiários da Secretaria Executiva da Agricultura Familiar, Elton Brito, informou que além dos programs Pnae e PAA, em Sapé existe a possibilidade do programa Mais Educação também ser executado. Hoje, são 40 agricultores fornecedores, mas a proposta é ampliar esse número, principalmente porque é um municipio com potencial agrícola a ser melhor explorado.

O secretário da Agricultura do municipio, Eduardo da Silva Costa, destacou a parceria com a Emater nesse processo de organização e assessoramento aos agricultores. “Trata-se de uma região propicia à produção agricola”, comentou.

O diretor técnico da Emater, Erasmo Lucena, ressaltou a necessidade de fortalecer ainda mais a parceria com a prefeitura municipal para ampliar as ações em favor do agricultor familiar. A Emater se comprometeu a capacitar as merendeiras das escolas e contrirbuir na organização das famílias que já planejam impantar uma cooperativa da agricultura familiar no município.  O gerente do escritório local, Clóvis Torreão, informou que já existe um bom diálogo entre os gestores das escolas e agricultores, como também vem sendo oferecido curso sobre o Pnae.

Reuniões semelhantes estão sendo organizadas pela diretoria da Emater em outros municípios para discutir as parcerias que poderão ser efetivadas, principalmente com o início das novas gestões municipais. A proposta é fortalecer as parcerias com as prefeituras e firmar novos convênios que garantam executar políticas públicas em favor dos agricultores familiares.