João Pessoa
Feed de Notícias

Emater orienta agricultores familiares de Sapé para ampliar comercialização ao Pnae

sexta-feira, 15 de fevereiro de 2013 - 11:27 - Fotos: 

Os agricultores famliares de Sapé participaram de seminário sobre politicas públicas e comercialização de produtos da agricultura familiar, com a participação de gestores das escolas estaduais e do município, extensionistas da Emater Paraíba e representantes da prefeitura local, de associações e do Conselho Municipal de Desenvlvimento Rural Sustentável, no Colégio Estadual Luiz Ribeiro.

A proposta é que seja ampliada a comercialização pelo Programa Nacional de Alimentação Escolar (Pnae) e pelo Programa de Aquisição de Alimentos (PAA). Atualmente, as 40 escolas municipais e 16 estaduais em Sapé estão com um volume de compra de R$ 350 mil anuais, mas a meta é ampliar. Para atender a essa demanda, os agricultrores foram convidados a participar da reunião, que teve por finalidade tirar dúvidas e definir encaminhamentos.

O gerente operacional de assuntos fundiários da Secretaria Executiva da Agricultura Familiar, Elton Brito, informou que além dos programs Pnae e PAA, em Sapé existe a possibilidade do programa Mais Educação também ser executado. Hoje, são 40 agricultores fornecedores, mas a proposta é ampliar esse número, principalmente porque é um municipio com potencial agrícola a ser melhor explorado.

O secretário da Agricultura do municipio, Eduardo da Silva Costa, destacou a parceria com a Emater nesse processo de organização e assessoramento aos agricultores. “Trata-se de uma região propicia à produção agricola”, comentou.

O diretor técnico da Emater, Erasmo Lucena, ressaltou a necessidade de fortalecer ainda mais a parceria com a prefeitura municipal para ampliar as ações em favor do agricultor familiar. A Emater se comprometeu a capacitar as merendeiras das escolas e contrirbuir na organização das famílias que já planejam impantar uma cooperativa da agricultura familiar no município.  O gerente do escritório local, Clóvis Torreão, informou que já existe um bom diálogo entre os gestores das escolas e agricultores, como também vem sendo oferecido curso sobre o Pnae.

Reuniões semelhantes estão sendo organizadas pela diretoria da Emater em outros municípios para discutir as parcerias que poderão ser efetivadas, principalmente com o início das novas gestões municipais. A proposta é fortalecer as parcerias com as prefeituras e firmar novos convênios que garantam executar políticas públicas em favor dos agricultores familiares.