João Pessoa
Feed de Notícias

Emater orienta agricultores familiares como melhor usar recursos hídricos

sábado, 23 de março de 2013 - 13:08 - Fotos: 

 

As ações do Governo do Estado para a conscientização do uso racional da água contam com a participação da Emater Paraíba, empresa vinculada à Secretaria do Desenvolvimento Agropecuário e da Pesca (Sedap), que ajuda a sensibilizar a população para evitar o desperdício e orientar quanto à construção de equipamentos comunitários de armazenamento. Durante esta sexta-feira (22), extensionistas rurais se juntaram aos técnicos de outros órgãos durante o encerramento da Semana Estadual de Mobilização em Defesa da Água, na cidade de Guarabira.

Durante todo o dia, equipes do governo, coordenadas pela Cagepa, realizaram palestras e orientaram a população de Guarabira quanto a necessidade de economizar água, o mesmo ocorrendo em Patos, Sousa, Cajazeiras, Itabaiana, Mogeiro e Catolé do Rocha. Houve apresentações culturais e distribuição de mudas de árvores.

Segundo o coordenador regional da Emater em Guarabira, José Alexandre Marques da Fonseca, a falta de acesso à água potável em comunidades rurais e na zona urbana é o maior problema enfrentado atualmente pela população e consciente disto a Emater Paraíba tem alertado e orientado a população a fazer uso correto e racional dos recursos hídricos disponíveis, seja no consumo humano, animal ou em projetos de irrigação.

“As ações visam conscientizar as pessoas sobre a importância da água e o uso correto para evitar desperdício”, afirmou. Lembrou que é preciso reconhecer que as principais unidades de reservas de água estão com seus volumes reduzidos sem possibilidade de sustentar o abastecimento d’água da região semiárida onde a seca tem sido intensa, mesmo que tenha ocorrido chuva em algumas regiões.

Alexandre Marques lembrou que a Emater orienta a construção de cisternas, barragens subterrâneas, tanques, pequenos açudes. “É preciso se preparar para armazenar água que possa ser utilizada em momentos de crise no abastecimento, como vem ocorrendo nesse momento”, comentou. Informou que a Emater também trabalha com a conscientização dos agricultores quanto à questão ambiental, o reflorestamento de matas ciliares e principalmente com campanhas educativas da população, a começar pelas escolas.

Outra preocupação dos extensionistas é com relação ao uso adequado da água na agricultura, evitar o uso de agrotóxicos para não contaminar mananciais hídricos próximos das áreas de plantios. Também acompanham os agricultores na elaboração de propostas junto aos bancos para obtenção de recursos destinados à construção de açudes e barragens.