Fale Conosco

25 de abril de 2013

Emater orienta agricultor familiar de Alhandra para vender ao PNAE



A Emater Paraíba se integrou às comemorações de aniversário de emancipação política de Alhandra, Litoral Sul da Paraíba, nessa quarta-feira (24), quando reuniu agricultores familiares integrantes do Programa de Aquisição de Alimentos (PAA) da Conab para tirar dúvidas e também orientou-os para se tornarem forneceres de produtos agrícolas ao Programa Nacional de Alimentação Escolar (PNAE).

Durante o evento, foi lançado pela Emater concurso destinado aos filhos de agricultores familiares do município, alunos das redes estadual e municipal de ensino, com a finalidade de estimular a leitura e a forma de expressão por meio da escrita, cujo resultado  será conhecido no dia 28 de julho, Dia do Agricultor.

O concurso é dividido em duas modalidades e os participantes poderão escrever uma mensagem que tenha como tema central o papel do agricultor familiar.  A extensionista social Zelândia Marques de Almeida informou que a proposta da iniciativa é fazer com que os participantes debatam seu papel na sociedade. A Secretaria de Agricultura do Município é uma parceira, e os dois primeiros colocados receberão aparelho celular, tablet e bicicleta.

O extensionista rural Dartanham Silva de Santana, que também trabalha no escritório da Emater no município, informou que durante toda a manhã, no stand do órgão, os técnicos falaram sobre políticas públicas para a agricultura familiar e também sobre o cadastramento para a fornecimento da Declaração de Aptidão do Produtor (DAP). Foi um momento em que os agricultores familiares puderam conhecer alguns produtos que são tralhados na região e, também, trocaram experiências e tiraram dúvidas quanto ao acesso a programas governamentais.