João Pessoa
Feed de Notícias

Emater organiza Torneio Leiteiro em Monteiro

terça-feira, 24 de maio de 2011 - 12:15 - Fotos: 

Os produtores rurais que trabalham com a caprinocultura poderão participar do 1º Torneio de Cabras Leiteiras do Território do Cariri Ocidental, organizado pela Emater-PB e pelo Centro de Desenvolvimento Integrado da Ovinocaprinocultura.

O torneiro será uma das atrações da 1ª Exporfeira da Agricultura Familiar e Exposição de Animais do Semiárido Nordestino, que começa nesta quinta-feira (26) e vai até o domingo (29), em Monteiro. O evento reunirá produtores da região e promoverá discussões nas áreas de agroecologia e pecuária.

Segundo o assessor estadual de caprinoovinocultura da Emater, Everaldo Cadena, a realização da exposição e do torneio leiteiro são eventos que despertarão maior interesse por parte dos criadores e ajudarão no fortalecimento da cadeia produtiva, além da oportunidade do território mostrar sua potencialidade na pecuária caprina.

Veja o regulamento e a premiação:

1º Torneio de Cabras Leiteiras do Território Cariri  Ocidental da Paraíba

Do Torneio:

a) Participarão do torneio as cabras em lactação, inscritas nos referidos concursos;

b) O torneio leiteiro será realizado em prova individual, onde as concorrentes disputarão as seguintes categorias:

Cabrita   -           (até  02 dentes )

Cabra Jovem –   (04 a 06 dentes)

Cabra Adulta  – ( Boca Cheia)

c) Participarão do Torneio, em igualdade de condições, animais puros e mestiços de todas as raças;

d) O número máximo de matrizes caprinas inscritas por criador será de 02 (duas) matrizes por categoria;

e) As cabras deverão ter acesso ao local do Torneio ate às  17:00 horas do dia 27/05/2011 (sexta-feira), para secagem de úbere as 18:00 horas.

f) Só poderão participar do concurso leiteiro, cabras que comprovadamente pertençam a criadores residentes no território do Cariri Ocidental, mediante comprovação dos ADRS ou presidentes das Associações.

Dos participantes:

a) – Só poderão participar do evento Produtores Rurais Pronafianos que estejam associados a uma associação , condomínio , consórcio ou cooperativa de produtores de leite, localizada em qualquer município do Território do Cariri Ocidental do Estado da Paraíba, e que sejam fornecedores de leite aos programas  governamentais: PAA-Leite e PNAE, mediante declaração comprobatória da associação a que pertence.

b) As inscrições serão feitas no Centro de Desenvolvimento Integrado da Ovinocaprinocultura – CENDOV até as 17:00 horas do dia 27/05/2011, e não haverá cobrança de taxa de inscrição.

c) No ato da inscrição o criador deverá ter em mãos os atestados exigidos pela Defesa Sanitária, e ser orientado com relação a saúde das cabras durante o torneio. Por exemplo se uma cabra apresentar sintomas de mamite   durante a competição ela será eliminada imediatamente.

d) Cada expositor será responsável pela alimentação de seus animais e deverá trazer seu balde ou latão para ordenha e armazenamento do leite produzido em cada ordenha.

e) Só poderão participar do Concurso Leiteiro cabras que, comprovadamente pertençam a criadores residentes no território do Cariri Ocidental desde janeiro último, mediante comprovação dos ADRS.

Da realização das provas:

a) Dia 27/05/2011. Secagem de úbere às 18:00hs.

b) Dia 28/05/2011 – Serão feitas duas ordenhas valendo pelo concurso, sendo:

- Primeira ordenha – ás 6:00 horas

– Segunda ordenha – ás 18:00 horas

c) Dia 29/05/2010 – Será feita uma ordenha, ás 6:00 horas, valendo pelo concurso.

d) As cabras serão ordenhadas na sala de Ordenha do Parque de Exposição, obedecendo a seqüência de inscrição ou critério da Comissão julgadora;

e) Para pesagem do leite, será utilizada uma balança eletrônica e a mesma permanecerá em poder da Comissão Julgadora;

f) O leite será pesado em um único balde e o resultado será anotado em ficha própria por um Membro da Comissão Julgadora, na presença dos criadores ou representantes;

g) O leite produzido pelas cabras durante o torneio (na ordenha de secagem e nas duas ordenhas do dia 28/05/2011 )  será devolvido aos proprietários das cabras concorrentes. Com relação ao leite produzido na primeira ordenha do dia 29/05/2011, o mesmo ficará a disposição da comissão do torneio para ser utilizado no banho de leite a ser dado no campeão do torneio.

h) A Comissão Julgadora deverá ter em mãos durante toda a prova, os elementos que permitam identificar qualquer animal inscrito;

i) É expressivamente vetado a todo e qualquer criador sob pena de exclusão de seus animais, alterar ou interferir nas determinações da Comissão Julgadora;

j) Não será permitida a aplicação de qualquer medicamento nas cabras inscritas no Torneio, sob pena de desclassificação.

k) Se por acaso algum animal adoecer durante o torneio, o proprietário deverá avisar imediatamente a comissão organizadora, que solicitará a equipe da sanidade as devidas providencias. Dependendo do caso, o animal poderá ser ou não eliminado do torneio.

Da Comissão Julgadora:

a) A Comissão Julgadora será composta por 05 (cinco) membros, 03 (três) técnicos da EMATER, 02 (dois) do CENDOV mais 02 (dois) suplentes para eventual substituição na ausência de um efetivo;

b) A Comissão Julgadora deverá estar presente em todas as ordenhas do Torneio.

Da Premiação:

A – Serão premiadas 05 (CINCO) cabras por categorias e a premiação de R$ 5.000,00 (cinco mil reais), a qual será distribuída da seguinte forma:

 

 

CATEGORIAS

 

LUGAR

 

LUGAR

 

3º LUGAR

 

 

LUGAR

 

 

LUGAR

 

 

TOTAL

CABRITA 500.00 400.00 300,00 200,00  

100,00

1.500,00
 

CABRA JOVEM

500,00 400.00 300,00 200,00  

100,00

1.500,00
 

CABRA ADULTA

500,00 400,00 300,00 200,00  

100,00

1.500,00
TOTAL 1.500,00 1.200,00 900,00 

 

600,00 300,00 4.500,00
Campeã 

 

 

500,00
Total geral 5.000,00

 

b- será considerada campeã do torneio a cabra que produzir mais leite, na competição.

c- além da premiação em dinheiro, as cabras que forem classificadas nas suas respectivas categorias, receberam um troféu de acordo com a sua classificação.

d- a cabra campeã receberá a premiação extra de R$ 500,00 mais o troféu de campeã.

e – Caso não seja preenchida todas as vagas, estipuladas para premiação, o premio terá a destinação determinada pela comissão.

f – Premiação Extra – de acordo com a comissão Central, haverá uma premiação Extra para os participantes do torneio, á qual será divulgada na entrega da premiação.

Observação:

Quanto a classificação das cabras concorrentes a mesma será feita pela Comissão, observando-se a arcada dentária de cada animal inscrito.

Será considerada cabrita os animais entre dente de leite e dois dentes (1ª muda).

Será considerada cabra jovem, os animais com quatro e seis dentes definitivos (2ª e  3ª mudas).

Será considerada cabra adulta os animais que completarem a dentição (boca cheia).

Para as cabras que fizeram a primeira, a segunda e a terceira muda e apresentares queda dos dentes de leite e os definitivos caducaram e não sair as mesmas  serão enquadradas na categoria seguinte.

Os casos omissos neste regulamento serão dirimidos pela Comissão Organizadora.