João Pessoa
Feed de Notícias

Emater mostra atividades da empresa em exposição

terça-feira, 28 de dezembro de 2010 - 16:08 - Fotos: 

A Exposição Emater 55 anos prossegue até a próxima sexta-feira (31) na sede da empresa na Estrada de Cabedelo. A mostra, com cerca de 200 fotos em preto e branco, retrata as atividades desenvolvidas na área de piscicultura, comercialização, fruticultura, irrigação, juventude rural, entre outras pela Empresa de Assistência Técnica e Extensão Rural da Paraíba (Emater-PB) ao longo deste período. A partir do início de janeiro, a exposição passa a ser itinerante e vai percorrer os quatorze escritórios regionais da Emater no interior do Estado.

Segundo o chefe do Núcleo de Comunicação e Metodologia (Nucom) da Emater e idealizador do projeto, Severino Henrique de Lima, o objetivo da exposição é mostrar a história da empresa, principalmente para os 300 novos funcionários, admitidos a partir de 2006. “É uma vida de assistência aos agricultores familiares da Paraíba, desde a fundação da Emater. Na maioria, projetos de sucesso como o Sertanejo e Nordeste, por exemplo, que foram desenvolvidos na década de 80”, destacou.
 
Severino Henrique lembrou ainda de iniciativas da empresa na área social, que também são mostradas na exposição, onde na década de 70, as extensionistas sociais ensinavam às jovens que iam se casar como criar os filhos, preparar a alimentação que ia ser servida à família e produzir o vestuário. “Após o treinamento, muitas passavam a ser costureiras e com isso gerar uma renda para a própria família”, disse.

Para o engenheiro agrônomo que presta serviço no escritório local da Emater em Itabaiana, Alexandre Alfredo Soares, contratado pela empresa em outubro do ano passado, a mostra é um resgate histórico da vida da Emater para os recém-contratados. “É um momento para nos apropriarmos um pouquinho da construção da empresa. Uma novidade maior para os que vieram de outros Estados, pois de algum modo, os que foram admitidos e são da Paraíba, ouviram falar dela”, informou.

“Para as pessoas de outros Estados como eu, pois sou de Pernambuco, o que está sendo mostrado na exposição é totalmente novo”, destacou Alexandre Alfredo.
 
A Exposição Emater 55 anos vai percorrer os escritórios regionais da Emater em Areia, Campina Grande, Catolé do Rocha, Cajazeiras, Guarabira, Itabaiana, Itaporanga, Princesa Isabel, Patos, Solânea, Sousa, Serra Branca, Pombal e Picuí. Em cada unidade, a mostra permanecerá por uma semana.

Da Assessoria de Imprensa da Emater-PB, com fotos de Rogério Pereira do Nascimento