João Pessoa
Feed de Notícias

Emater monta estrutura para vacinação contra febre aftosa

sexta-feira, 4 de maio de 2012 - 09:34 - Fotos:  José Lins/Secom-PB

Com o lançamento, na quarta-feira (02), da Campanha de Vacinação contra Febre Aftosa, a Empresa de Assistência Técnica e Extensão Rural da Paraíba (Emater) intensifica os trabalhos para vacinar o rebanho e capacitar criadores. A ação é promovida pelo Governo do Estado, através da Secretaria do Desenvolvimento Agropecuário e da Pesca (Sedap).

A proposta é orientar e mobilizar os agricultores para a necessidade de vacinação sistemática do rebanho. Na região rural de João Pessoa e Cabedelo, por exemplo, está programado o curso de capacitação em aplicação de vacinas para 30 criadores.

Serão disponibilizados equipamentos e mais de 200 servidores, entre médicos veterinários, zootecnistas, engenheiros agrônomos e extensionistas sociais para atuar em parceria com a Sedap na campanha de vacinação. A ação se estende até o dia 31 deste mês. A meta do Governo do Estado é vacinar 100% do rebanho paraibano, devendo chegar a 1,4 milhão de bovinos e bubalinos.

O Programa Nacional de Erradicação e Prevenção da Febre Aftosa (PNEFA) tem como estratégia principal a implantação progressiva e a manutenção de zonas livres da doença, de acordo com o Ministério da Agricultura. O produtor tem que comprovar que vacinou seu rebanho nos escritórios das Unidades Locais de Sanidade Animal e Vegetal (Ulsavs) ou nos escritórios da Emater presentes nos 223 municípios.

Além da Emater, são parceiros da campanha a Federação da Agricultura do Estado da Paraíba/Serviço Nacional Rural, Interpa, Emepa, Incra, Federação dos Trabalhadores na Agricultura do Estado da Paraíba, sindicatos rurais, produtores de lácteos da Paraíba, prefeituras municipais, além dos bancos do Brasil e do Nordeste. Outras informações podem ser obtidas nos escritórios da Emater, na Gerência Executiva da Defesa Agropecuária da Paraíba, ou através do telefone 0800-281-3031.