Fale Conosco

30 de novembro de 2011

Emater mobiliza técnicos e agricultores familiares para 2ª Conferência sobre Desenvolvimento Rural



A Emater Paraíba está mobilizando agricultores familiares de vários municípios para participar da 2ª Conferência Estadual do Desenvolvimento Rural Sustentável e Solidário, que será realizada pelo Governo do Estado nos dias 5 e 6 de dezembro, no Parque Solon de Lucena e no Espaço Cultural José Lins do Rego. Haverá feira agroecológica, palestras e exposição de produtos e serviços agropecuários.

Segundo o presidente da Emater, Geovanni Medeiros, a determinação é de que todos os escritórios regionais e o estadual estejam empenhados em participar do evento, que coincide com as comemorações alusivas ao Dia do Extensionista. O objetivo é estabelecer uma política de desenvolvimento rural sustentável e solidário que contemple os setores produtivos, as forças sociais e as diversidades territoriais da Paraíba. A conferência tem a coordenação geral da Secretaria de Desenvolvimento Agropecuário e da Pesca (Sedap).

Serão realizadas palestras sobre capacitação, formação profissional, educação formal e informal, crédito, fomento, subsídios, legislação, infraestrutura, logística, mercados governamentais e livres, comercialização e feiras, além de pesquisas e desenvolvimento, agroindústria, mapa de oportunidades, comunicação e marketing e políticas públicas. Ao final da conferência será redigido um documento abordando os assuntos discutidos.

Também constam da programação debates sobre irrigação, bovinocultura, caprinovinocultura, piscicultura e aquicultura, apicultura e meliponicultura, produção de algodão, cana-de-açúcar, horticultura orgânica e agroecológico e fruticultura. Temas como assistência técnica e extensão rural, ciência, inovações tecnológicas, reforma agrária e matriz energética também constam na pauta dos debates.